EXPANSÃO

PT quer eleger prefeitos e entra na briga por Edivaldo

O Partido dos Trabalhadores quer aproveitar o embalo da eleição de Lula para seu terceiro governo e ganhar terreno novamente nas prefeituras municipais por todo o país.

Em queda vertiginosa desde 2012, quando elegeu 638 prefeitos Brasil afora, até 2020, quando fez somente 183 prefeituras, o PT vê na chama acesa da eleição do ano passado a esperança de se tornar novamente uma sigla com presença importante nos municípios.

No Maranhão, o único prefeito eleito em 2020 pelo PT foi Luís da Amovelar Filho, de Coroatá. Ele já está em seu segundo mandato, portanto, não disputará as eleições majoritárias do ano que vem.

Apesar disso, a sigla se prepara para a disputa a nível estadual. Francimar Melo, presidente do PT Maranhão, disse em entrevista recente que “o PT está se organizando para lançar o maior número de candidaturas à prefeito, vice-prefeitos e vereadores do Maranhão”. Uma delas pode ser a do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior em São Luís que, pela importância da capital maranhense, lideraria a remontada do partido pelo estado.

O PT, que compõe a FE Brasil ao lado de PV e PCdoB, entrou de vez na briga para receber Holandinha, o que pretende fazer de braços abertos tal qual quando abrigou Felipe Camarão – vindo do DEM – para se tornar vice-governador pelo partido.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.