bloco de notas

Rapidinhas do Domingo (14/01)

Terceira via

Márcio Jardim, ‘maragato’ com grande articulação junto à cúpula nacional do PT, defendeu uma ‘terceira via’ como alternativa às pré-candidaturas de Eduardo Braide (PSD) e Duarte Júnior (PSB) à prefeitura de São Luís. “Braide está cada vez mais esvaziado. Do outro lado, (Força total – faz até lembrar Jaime Santana). Dois nomes alinhadinhos! Cenário muito bom para uma candidatura lulista de esquerda. Durante os governos de Flávio Dino, o PT foi ‘abdicado’ de sonhar projetos próprios de poder no Maranhão. Resta o Psol?”, questionou o poderoso secretário de Educação de Maricá (RJ).

Gatekeeper

Os jornalistas Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade) e Franklin Douglas (PSOL) discutem o lançamento de uma candidatura conjunta ao Palácio do La Ravardière pela federação formada pelas duas siglas de esquerda, desta vez com recursos de campanha, programa de rádio e de televisão. Ambos concorreram à prefeitura em 2020, saindo das urnas, respectivamente, na sétima e nona posição no primeiro turno.

Retorno do Rei

Flávio Dino (PSB) pretende retornar ao cenário político do Maranhão assim que reassumir seu mandato no Senado Federal, no próximo dia primeiro, quando efetivamente deixará o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Nas semanas que antecedem seu exílio no Supremo Tribunal Federal, o ex-governador pretende encaminhar as bases para as eleições deste ano, prestigiar aliados, realizar um périplo por emissoras de rádio e televisão, revisitar programas, obras e percorrer cidades, como um gesto que não pretende abrir mão do legado e do dia a dia do poder no estado.

Camarão que dorme

O empolgado vice-governador Felipe Camarão (PT) diz que não, mas considera a hipótese de repetir a trajetória do correligionário Washington Oliveira e assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado. O tiktoker ainda fez chegar ao clã Brandão que aceita a condição de “governador tampão” em 2026, apoiando o atual governador na disputa por uma cadeira no Senado e o nome que o grupo consagrar para a sucessão no Palácio dos Leões.

Caridade de quem detesta

Sobrou para Ricardo Cappelli (ex-PCdoB) uma vaga na Secretaria de Relações Institucionais do Maranhão no Distrito Federal. O ventríloquo dinista sonhou ter a envergadura para assumir o Palácio da Justiça; porém, foi vetado pelo presidente Lula, não conseguindo firmar-se nem na Secretaria Nacional de Segurança Pública. Segundo relatam jornalistas da imprensa nacional, ele saiu “chutando o balde”, tirando férias com a promessa de não voltar mais para fazer a “transição” com Ricardo Lewandowski. Se quiser, Cappelli poderá assumir – como prêmio de consolação – o cargo de onde saiu em Brasília, que está sem titular desde que o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) desertou da função, podendo, ainda, coordenar a campanha de Duarte Junior a prefeito, sob as bênçãos de Dino e Carlos Brandão (PSB).

Cabo de guerra

Informa o Correio Braziliense que a exoneração de Hildo Rocha da Secretaria Executiva do Ministério da Cidades deflagrou uma crise entre o grupo Sarney e a família Barbalho, do Pará. A jornalista Denise Rothenburg relata que ninguém no Maranhão foi avisado da demissão do suplente de deputado federal. O presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, também não teria sido informado. “A desconsideração levou, inclusive, a deputada Roseana Sarney a avisar que não iria tirar licença do mandato para Hildo assumir”, hipótese aventada por lideranças nacionais do partido como forma de aplacar a ira dos maranhenses pela perda de influência na Esplanada dos Ministérios.

Babilônia em chamas

Não é de hoje a insatisfação de emedebistas da capital com a falta de prestígio na gestão de Eduardo Braide. Nesta semana, o deputado estadual Roberto Costa, que controla a executiva local, mandou o pupilo André Campos deixar a secretaria que ocupava na gestão municipal e fazer um gesto para Duarte Júnior, como forma de reagir aos movimentos do deputado federal Cleber Verde. A decisão de largar a mão de Braide, contudo, é anterior à entrada de Verde na sigla sarneyzista e vinha sendo postergada com a esperança de chamar a atenção do prefeito para as demandas do grupo da Madre Deus.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.