Rosângela mostra mais preparo e vence o debate da TV Mirante em Imperatriz

whatsapp-image-2016-09-26-at-02-21-01

A candidata a prefeita Rosângela Curado foi a mais bem avaliada no debate realizado pela TV Mirante de Imperatriz, afiliada da Rede Globo. Mostrando tranquilidade e segurança, Rosângela foi superior aos outros quatro concorrentes que participaram do debate: Ribinha Cunha, Assis Ramos e Ildon Marques. O debate foi mediado pelo jornalista Sidney Pereira, da TV Mirante de São Luís.

Logo no primeiro bloco, respondendo a pergunta do candidato Assis Ramos sobre déficit habitacional, Rosângela disse que irá fazer um cadastro social nas áreas de ocupação da cidade para, em parceria com o Governo Federal, fazer um programa de habitação em Imperatriz. Ela destacou ainda que os novos bairros serão construídos com infraestrutura para postos de saúde e praças, por exemplo. Debatendo com o candidato Ribinha Cunha sobre Educação, Rosângela destacou que o candidato apoiado pelo atual prefeito não irá fazer escolas em tempo integral. Ela disse que vai fazer as escolas em tempo integral: “com planejamento iremos fazer as escolas em tempo integral para nossas crianças”, garantiu.

No segundo bloco, o tema dos debates de Rosângela foi a saúde, área que ela mais domina. Ela disse, por exemplo, que é preciso fortalecer os três eixos estruturantes da saúde: atenção básica, media e alta complexidade. O candidato Ribinha mostrou despreparo e não soube responder quais seriam estes eixos. Rosângela garantiu que irá realizar seletivo para a contratação de agentes comunitários de saúde e irá articular um pacto integrando os estados do Tocantins, Pará e Maranhão, para a gestão dos recursos federais de saúde. Ela disse ainda que serão construídas pelo menos duas novas UPAs em Imperatriz, nos bairros da Vila Nova e Vila Cafeteira. Também destacou que serão feitas parcerias com o governo do estado para a realização de cirurgias de alta complexidade. Rosângela garantiu que irá construir com apoio do governo do estado o novo Socorrão, com quatrocentos leitos.

Sobre Cultura, Rosângela destacou que irá aplicar a Lei da Cultura, que destina uma porcentagem dos recursos arrecadados com impostos municipais, como o ITBI,. Disse ainda que irá realizar editais para financiamento da produção e que irá fortalecer as manifestações culturais, como por exemplo o Corpus Christi e a Marcha para Jesus. Respondendo a questionamento sobre Plano Diretor, Rosângela disse que precisa terminar o que está iniciado e fazer obras de forma planejada, com espaços determinados para saúde, lazer, infraestrutura.

No último bloco Rosângela falou de seus compromissos com as crianças. Ela disse que vai construir creches de tempo integral com recursos federais e criticou o atual governo municipal por não ter conseguido as verbas necessárias para construir até quinze novas creches, junto ao governo federal.

Sobre esporte, ela destacou seu papel social, que retira crianças das ruas afastando-as das drogas e da marginalidade.

Por diversas vezes os demais candidatos trocaram acusações. O candidato Assis Ramos chegou a comparar Ildon Marques a marginais que são presos, depois soltos, mas continuam respondendo processos na Justiça. Ele se referia ao fato de Ildon Marques ter diversos processos oriundos de suas gestões como prefeito. Por conta desses processos, Ildon ainda está com a candidatura em julgamento aguardando julgamento depois que o Ministério Público. Caso seja eleito antes do julgamento, Ildon pode nem assumir a prefeitura.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.