homenagem

Sarney é homenageado por instituto de Gilmar Mendes

O ex-presidente da República, José Sarney, recebeu o título de doutor honoris causa, concedido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pertencente ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A homenagem, ocorrida na noite desta quarta-feira (18), é um reconhecimento às contribuições do político para a democracia.

Primeiro presidente após o término da ditadura militar, ele foi o responsável por convocar a Assembleia Nacional Constituinte em 1985. O então chefe do Executivo enviou ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição com diversas garantias democráticas, como o restabelecimento das eleições diretas para presidente e o direito de voto para os analfabetos.

“Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, muito grato ao ministro Gilmar Mendes e a todos aqueles que aprovaram no Conselho essa honraria que me foi concedida por uma das maiores instituições de direito do Brasil”, afirmou o ex-governador ao comentar a homenagem.

Com mais de seis décadas de vida pública, Sarney, que está com 93 anos, foi deputado federal, governador do Maranhão, senador pelo estado, vice-presidente e ocupou o Palácio do Planalto.

Em 1991, Sarney foi eleito senador pelo Amapá, estado que representou na Câmara Alta até 2015.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.