SMTT desmente blogueiro novamente e nega “caça” a motoristas com uso de câmeras
O secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, Diego Rodrigues, voltou a negar neste sábado (6) as informações de que estaria em curso uma “caça” a motoristas e veículos com documentação ou impostos atrasados com uso das câmeras de videomonitoramento da cidade, como afirma reiteradamente um blogueiro da capital.
Procurado pelo portal O Informante, que divulgou a versão oficial, Diego afirmou que “não há ‘caça’ a veículos que estão com IPVA atrasado, como querem passar para a população, muito menos 84 câmeras espalhadas pela cidade”. As câmeras de videomonitoramento da Prefeitura de São Luís seriam apenas 24, que auxiliam na fiscalização e monitoramento das vias da cidade.
“Os agentes de trânsito, ao fiscalizarem as vias por meio das câmeras de videomonitoramento, não realizam a verificação manual de placa por placa para autuar veículos com IPVA atrasado. A autuação se dá mediante a observação de infrações especificas, como, por exemplo, estacionamento irregular, veículos em canteiros… Ao emitirem autuações por essas infrações, os agentes, consultando as informações do veículo, identificam possíveis pendências, como o atraso no pagamento do IPVA. Nenhum agente age especificamente em busca de veículos que estejam com IPVA atrasado”, garantiu.
O secretário completa afirmando que autuações que visem unicamente o atraso no recolhimento do IPVA acontecem em operações e blitzes específicas, como a da Lei Seca, por exemplo. Essas ações com objetivos determinados foram possíveis, segundo a SMTT, após atualizações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“A SMTT tem compromisso com a transparência e uma atuação responsável na fiscalização do trânsito na capital maranhense”, concluiu o secretário.
Desde o final do ano passado, surgiram nas redes sociais reclamações de motoristas que, supostamente, teriam sido multados por circular com o licenciamento ou IPVA atrasado após passarem pelos radares eletrônicos espalhados pela cidade, responsáveis por aplicação de multas por excesso de velocidade.
Comentários estão desativados