Notícia

Socialista emite carta e enquadra Eliziane: “só serve como vice”

A possível filiação de Eliziane Gama está causando grande revolta nos socialistas do Maranhão. O secretário estadual de Juventude do PSB, André Poeta, emitiu o que ele chamou de ‘Carta de um militante’, um critica lúcida a postura da deputada federal que insiste em entrar no PSB mesmo contra a vontade de seus militantes – pelas portas dos fundos.

“Hoje, infelizmente, pasmo em ver moveres da Deputada Eliziane Gama que não condizem com tudo que a deputada sempre pregou, sobre seu compromisso com o dialogo de base com seu alinhamento com a nova política, métodos que não abraçam sua história e a do PSB, e não agregam ao fortalecimento das lutas e conquistas dos segmentos organizados do Partido Socialista Brasileiro”, desabafa.

O socialista completa destacando que a postura da parlamentar em nada condiz com a ‘nova política” pregada por ela, e, na sequência, acusa Gama de desrespeitar e ignorar as bases do partido.

“Desconhecer que o partido é feito por pessoas que ajudam a construir ao longo do tempo, é uma atitude que não esperava da nobre deputada por tudo que ela prega de novo na política. Mas na linha contrária de tudo aquilo que ela sempre pregou, deixando de lado a capacidade de ser quadro da esquerda brasileira e da luta progressista e social do nosso estado, nesse momento de disputa, torço que a deputada se reencontre consigo mesma”, pontuou.

O que os pessebistas não sabem é que se a nova política tiver mesmo a cara de Eliziane, a preocupação não deve ser apenas com São Luís, mas com a humanidade.

Poeta ainda recomendou que ‘a irmãzinha’ se dispa de toda arrogância e lembre que quando se trata de eleições a discussão é sobre o futuro da população e que o PSB tem um projeto para São Luís, para o Maranhão e para o Brasil.

Na capital maranhense, o militante fez questão de informar que a candidatura posta pelos movimentos é o deputado Bira do Pindaré, que, segundo os socialistas congrega os ideais do partido e representa o que há de melhor na política maranhense. Quer dizer, Eliziane se servir para alguma coisa no PSB, é só mesmo para vice. E Bira já deu o recado no último fim de semana, “pode vir quente que estou fervendo”.

Leia a documento na íntegra:

Carta de um militante,

Minha trajetória de militância é fundamentada nas lutas do povo brasileiro e nas conquistas dos movimentos sociais. No Maranhão, dispomos nosso protagonismo em nome de um projeto de transformação unificada, que se coloca ao lado do povo e prima pelo desenvolvimento social e avanço na garantia de diretos para a juventude, trabalhadores, mulheres e movimentos sociais.

Hoje, infelizmente, pasmo em ver moveres da Deputada Eliziane Gama que não condizem com tudo que a deputada sempre pregou, sobre seu compromisso com o dialogo de base com seu alinhamento com a nova politica, métodos que não abraçam sua história e a do PSB, e não agregam ao fortalecimento das lutas e conquistas dos segmentos organizados do Partido Socialista Brasileiro.

Mesmo em diversos momentos tendo trilhado a luta pelo povo maranhense na presença da deputada, não houve nenhum movimento em diálogo ou construção desse espaço que ela deseja construir com as bases desse partido. A mesma faz referências a instâncias partidárias, as quais respeito, assim como toda a história do nosso amado Partido. Porém não traz discussão para as bases que tanto ajudaram a construir sua história, desconhecer que o partido é feito por pessoas que ajudam a construir ao longo do tempo, é uma atitude que não esperava da nobre deputada por tudo que ela prega de novo na politica.

Mas na linha contrária de tudo aquilo que ela sempre pregou, deixando de lado a capacidade de ser quadro da esquerda brasileira e da luta progressista e social do nosso estado, nesse momento de disputa, torço que a deputada se reencontre consigo mesma.

Não se pode construir um projeto de si mesma e principalmente desconsiderar a historias de muitos militantes que por muitas vezes não ocupam funções importantes ou ocupam cargos públicos, mas que fazem esse partido durante todos os anos e não somente em anos de eleição.

Para não sufocar minha angustia, busquei os demais seguimentos, assim como o presidente municipal da JSB Isaque Cutrim, e outros companheiros que se alinham nas lutas sociais.

Quando o Eduardo Campos e Marina Silva sentaram para discutir o país, o fizeram a partir de uma aliança programática pelo Brasil, anulando suas personas para inaugurarem uma política transformadora. Marina, que possuía expressivos números à frente de Eduardo em todas as pesquisas, despida de ego ou soberba, se colocou como um instrumento em prol da unificação de dois projetos distintos, mas que convergiam em um ponto fundamental, qual seja, uma Nova Política como alicerce do desenvolvimento soberano e sustentável do nosso país.

Marina e os seus companheiros não desembarcaram no PSB. Ao contrário, buscaram o partido, conheceram nosso programa e se colocaram como mais um agente da mudança que buscavam Eduardo e o PSB.

De todo exemplo que a deputa tem na luta política, me atormenta que não discuta o projeto transformador do PSB, fruto de uma construção plural dos nossos diversos seguimentos, a fim de usar nosso tempo de TV, nossas bases e, acima de tudo, nossa credibilidade junto ao povo ludovicense para um projeto estritamente privado.

Por fim, não fechamos as portas do nosso partido para a deputada Eliziane Gama, enalteço suas conquistas políticas. Apenas a convido para que entre pela porta da frente. Se o seu objetivo for o de construir o partido e transformar nossa cidade e fazendo referencia histórica a humildade e visão construtiva da grande líder Marina Silva que mesmo sendo maior numericamente, nas pesquisas à eleições presidenciais, que o Eduardo, agregou a proposta de vice, entendendo que não se constrói uma candidatura desconstruindo outra.

Venha disposta ao debate, será engrandecedor para todos, a nobre deputada como vice do já posto pré-candidato a prefeito do partido Bira do Pindaré, respeitando o projeto já construindo pelas bases que compõem o PSB. Certamente iremos edificar um dos momentos mais progressistas e alinhados as bases sociais que a cidade de São Luís já presenciou.

Avante juventude! Avante PSB!

Que nossa história represente nossas conquistas!!!

Carlos André, popularmente conhecido como Poeta, filiado ao Partido Socialista Brasileiro, militante do movimento Negro e do Movimento de Juventude, atual secretário estadual de Juventude do PSB e Diretor da União Nacional dos Estudantes.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.