Vereador de Imperatriz apresenta projeto de Ficha limpa que pode atingir Sérgio Macedo

Sérgio Macedo

O vereador Ricardo Seidel (Rede) da Câmara Municipal de Imperatriz apresentou projeto que instituiu a Ficha Limpa no âmbito da administração municipal para nomeação de servidores em cargos comissionados. O Projeto de Lei 05/2017, de Seidel, alcança autarquias e fundações ligadas à prefeitura.

Em artigo 1º, o projeto veda a nomeação para qualquer cargo de provimento em comissão nos poderes Executivo e Legislativo. Estão assim impedidos de ocupar cargos quem tenha sido condenado pela prática de situações descritas pela legislação eleitora, conforme artigo 1º da Lei Complementar 64/1990, que configurem hipóteses de inelegibilidade.

Ex-secretário de comunicação do estado no governo Roseana Sarney, o assessor de comunicação da prefeitura de Imperatriz, Sérgio Macedo, caminha para ter sua nomeação suspensa. Ele responde a ação civil pública por improbidade administrativa com base em auditoria da Secretaria de Estado da Transparência que o aponta como autor de irregularidades na realização das comemorações dos 400 anos de fundação de São Luís e outras festas mais com dispensa de licitação.

Pelo projeto, antes da nomeação, o indicado deverá obrigatoriamente apresentar declaração de que não se encontra em situação de vedação. A exigência se aplica a ocupantes de cargos de chefia e assessoramento que tiverem contas rejeitadas, assim como todos os atos efetuados em desobediências à vedações previstas em lei.

A fiscalização da lei deve ser exercidas pelos poderes Executivo e Legislativo que poderão solicitar aos órgãos competentes informações e documentos que corroborem as exigências legais.

Prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz têm prazo de 90 dias a contar da publicação da lei para promoverem a exoneração dos atuais ocupantes de cargos em comissão que se enquadrarem nas vedações previstas pela Lei Denúncias do descumprimento da medida legal deverão ser encaminhadas ao Ministério Público.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.