Notícia

Governo Bolsonaro propõe a extinção de cidades com menos de 5 mil pessoas; No MA são 4

O Pacto Federativo, que foi entregue hoje pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a redução do número de municípios com a restrição para a criação de novas cidades e a incorporação pelo município vizinho de cidades com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

No Maranhão existem apenas quatro municípios com menos de 5 mil habitantes. São eles: Nova Iorque, São Pedro dos Crentes, São Félix de Balsas e Junco do Maranhão.

Se não se encaixarem nas novas regras propostas pelo governo Bolsonaro, esses quatro municípios poderão ser incorporados aos vizinhos.

O governo Federal não informou, até o momento, quantos entes seriam atingidos pela nova regra.

O Brasil tem 1.253 municípios com menos de 5.000 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em agosto. O número equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal).

Comentários estão desativados

2 respostas para “Governo Bolsonaro propõe a extinção de cidades com menos de 5 mil pessoas; No MA são 4”

  1. Carlos disse:

    Deviam extinguir com menos de 30 mil habitantes, dividir pobreza e aumentar o cabidal é pra isso que servem esses bairros que chamam de municípios, se só sobrevive do FPM e FUNDEB tem é que acabar mesmo.

  2. BRITO disse:

    Pensando num prefeito que apoiou um certo demagogo!
    Agora só rezando para São Pedro, mesmo sendo crente!