Desesperado

Braide tenta enganar eleitor ao dizer na TV que não é investigado

Confrontado com documentos oficiais provando que é investigado por movimentações financeiras atípicas, o candidato Eduardo Braide foi à TV dizer o contrário nesta terça-feira (10). É uma manobra para tentar enganar o leitor.

Aqui estão as duas mentiras contadas por ele no programa eleitoral. E também as duas verdades que o candidato tenta esconder.

A primeira mentira: Braide diz que não é investigado porque a Polícia Federal emitiu Certidão Negativa com o nome dele.

A primeira verdade: a Certidão Negativa emitida pela Polícia Federal não diz respeito a investigações, e sim condenações. Ou seja, desde que ainda não tenha sido condenado, qualquer investigado pode obter o documento. É o caso de Braide.

A segunda mentira: Braide diz que não é investigado porque uma certidão do Tribunal Regional Federal diz que nada consta na ficha dele. Mais uma vez, a certidão só trata de condenações, não de investigações.

Em resumo, as duas certidões nada dizem sobre investigação. Braide sabe disso, mas tenta enganar os eleitores.

Documentos oficiais da Justiça Federal e do Ministério Público Federal mostrando que Braide é investigado já se tornaram públicos e foram divulgados até pela imprensa nacional. Por causa disso, o candidato pediu censura ao jornal Folha de S.Paulo.

Companhia

Braide está na mesma condição de centenas de candidatos que respondem a processos no Brasil e disputam a eleição.

Como mostra reportagem do G1 publicada nesta semana, somente no Estado de São Paulo, são 422 candidatos nessa condição.

“Estes 422 candidatos ainda respondem ao processo e, portanto, ainda não foram condenados ou absolvidos – o que significa que não há qualquer impedimento na disputa”, diz a reportagem.

Veja aqui a reportagem do G1

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Braide tenta enganar eleitor ao dizer na TV que não é investigado”

  1. Neto disse:

    No dia 15 veremos quem tem razão