Manobra

De olho no Fundo Eleitoral, Duarte Júnior mudou a cor da pele nas eleições 2020

Em São Luís, o candidato a prefeito pelo Republicanos Duarte Júnior faz parte do nada seleto grupo de 21 mil candidatos no Brasil que mudaram a cor da pele de uma eleição para outra, como foi apontado no debate da TV Guará pelo também candidato Franklin Douglas (PSOL).

A mudança na cor de Duarte Júnior pode ser conferida nos registros dos dois pleitos, de 2016 quando concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PCdoB, e o deste ano, quando pleiteia o executivo municipal.

Duarte deixou de ser branco e passou a pardo justamente quando cresceu a pressão social por uma legítima representatividade de pessoas não brancas nas disputas eleitorais e uma ação movida pelo PSOL foi acatada pelo Supremo Tribunal Federal e mudou o cálculo para a divisão do fundo eleitoral de financiamento de campanha (FEFC), beneficiando diretamente candidatos autodeclarados negros e pardos

Duarte Júnior não parece, entretanto, ter se reconectado com supostas raízes, mas feito uma manobra para conseguir mais dinheiro e tempo de TV para sua campanha se apropriando de uma etnia em que não se encaixa.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “De olho no Fundo Eleitoral, Duarte Júnior mudou a cor da pele nas eleições 2020”

  1. Domingos disse:

    Isso se chama afroconveniência. Quando uma pessoa de pele clara muda sua autodeclaração anterior com o objetivo trapaciar politicas públicas destinadas a pretos e partos se beneficiando destas.