LEI DO INQUILINATO

Projeto de Rubens Júnior prevê dispensa de audiência conciliatória em ações de despejo

Um projeto de lei de autoria do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA), o PL 485/23, propõe a dispensa da audiência de conciliação em ações de despejo por falta de pagamento. O PL sugere adições à já existente Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91).

De acordo com a norma atual, o locador não pode rescindir a locação e recuperar o imóvel antes do término do prazo contratual, a não ser que ajuíze uma ação de despejo com base na falta de pagamento do aluguel e outras despesas. O PL do parlamentar maranhense propõe que a audiência inaugural de conciliação não seja necessária, desde que o autor opte por dispensá-la e marque a audiência em até 30 dias após a citação do réu.

Rubens Júnior justifica o projeto, afirmando que é necessário considerar situações em que a autocomposição é incompatível, como nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento. A proposta será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara em caráter conclusivo.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Projeto de Rubens Júnior prevê dispensa de audiência conciliatória em ações de despejo”

  1. Samuel disse:

    Certamente essa medida ajudará na celeridade dos processos. Para justiça marcar uma audiência de conciliação as vezes demora 6 meses. Além do mais, uma vez dado entrada no processo de cobrança e despejo, nada obsta que as partes resolvam fazer um acordo sem as formalidade de uma audiência de conciliação.