BAGUNÇA

A OAB/MA com DIAZ tem DIAS terríveis

O Presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, está absolutamente perdido e demonstra a cada dia que a escolha e a aposta dos advogados foi uma tremenda decepção.

Diaz anunciou recentemente que a OAB/MA ingressou com duas ações para questionar o Governo do Estado sobre o aumento da alíquota de ICMS em diversos produtos e serviços.

Sobre o aumento da alíquota de 1% (um por cento) do imposto o presidente da OAB/MA disse: “Entendo que o pagamento de tributo pressupõe a existência de renda, e não vi nos últimos tempos qualquer aumento da renda dos cidadãos e empresas maranhenses a justificar que se aumente ainda mais a já elevada carga tributária de nosso estado. Não podemos correr o risco de quebrar nossas empresas e gerar ainda mais desemprego”.

Mas para a anuidade do advogado esse discurso não vale, pois o mesmo presidente aumentou em 11,23% o valor da taxa aos advogados, o que significa quase o dobro da inflação de 2016, que foi de 6,29% (INPC).

E uma das promessas de campanha de Thiago Diaz foi justamente de reduzir a anuidade, e, apesar de ter diminuído em 2016, a OAB/MA ainda não implantou a transparência (desde setembro de 2015 não informa um balanço) e agora em 2017 ainda aumentou a anuidade para contemplar “a inflação”, com discurso que a gestão do presidente anterior não teria deixado dinheiro em caixa.

Ora, se Thiago Diaz reduziu a anuidade logo no primeiro ano, então significa dizer que tinha recurso para fazer a redução, e, passados 12 meses da sua gestão, a OAB agora ficou sem dinheiro e teve que fazer o reajuste de quase o dobro da inflação.

E esse mesmo presidente agora, questiona o Governo do Maranhão, que implantou a transparência e cortou gastos supérfluos, por aumentar tributos para combater uma possível crise financeira como a que se instalou no Rio de Janeiro, por exemplo. Sem falar nas lambanças que anda fazendo na área do esporte da instituição, mas isso é outra história. A OAB/MA, pelo visto, já teve dias e mentes melhores.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.