quinto constitucional

Advogado entra com pedido de impugnação da candidatura de Flávio Costa

O advogado Gustavo Carvalho protocolou nesta terça-feira (11) um pedido de impugnação da candidatura de Flávio Costa à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão escolhido pelo Quinto Constitucional. O pedido foi direcionado à Comissão Eleitoral da OAB do Maranhão, onde Carvalho alega que Costa não preenche os requisitos essenciais para concorrer ao cargo.

Na petição, o advogado detalha vários fatores para a impugnação de Costa, como o fato de ele ser “advogado pessoal do governador”, “afilhado do chefe do executivo e de sua esposa”, além de “não possuir requisitos constitucionais para ocupar o cargo”.

“Os candidatos devem comprovar mais de dez anos de exercício profissional da advocacia (…) Entretanto, considerando que a inscrição do Impugnado foi requerida em 15/03/2023, temos por certo, o não preenchimento deste objetivo temporal”, argumenta o impugnante, destacando que Flávio Costa só teria 7 anos e 3 meses de prática advocatícia.

Gustavo Carvalho também acusa Flávio Costa de abuso de poder político, argumentando que o advogado goza de privilégios em relação aos demais concorrentes pela relação de proximidade com o governador, que escolherá dentre os 35 postulantes o representante da advocacia para ocupar a vaga de desembargador do TJMA.

“A conduta do impugnado provoca total desequilíbrio ao processo eleitoral em andamento, violando a legalidade e lisura do certame, onde a posição privilegiada, em especial a proximidade e intimidade com o Governo do Maranhão, muitas vezes fez com que o candidato se tornasse o salvador diante da advocacia”, afirma Carvalho.

O caso deverá ser levado ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Advogado entra com pedido de impugnação da candidatura de Flávio Costa”

  1. Lucas disse:

    Corretíssimo, tem que impugnar logo, sem deixar q esse apadrinhado concorra, caso contrário, já era. Esse quinto constitucional é uma piada, só serve p/ dar vida mansa p/ essa playboyzada.