resistência interna

Duarte Jr vê futuro repetir o passado

O deputado federal Duarte Júnior, segundo colocado na corrida pela prefeitura de São Luís em 2020, busca viabilizar sua candidatura a prefeito novamente. No entanto, ele enfrenta resistências no entorno de seu principal aliado, o ministro da Justiça Flávio Dino.

Assim como na eleição anterior, o parlamentar pode precisar mudar de partido para se candidatar, e mais uma vez não é o favorito do grupo dinista para suceder no Palácio de La Ravardiere. Na última eleição para prefeito, Duarte tentou candidatar-se pelo PCdoB depois de obter 65 mil votos na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Apesar de ter um bom desempenho nas pesquisas, o ex-presidente do Procon enfrentou disputas internas com os correligionários Rubens Pereira Júnior e Márcio Jerry, que estavam muito atrás dele nas pesquisas de intenção de voto. Devido à falta de apoio do dinismo, Duarte foi forçado a deixar o partido comunista e se filiar ao Republicanos com a anuência do deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

Na ocasião, o PCdoB, liderado por Flávio Dino, escolheu Rubens Pereira Júnior como candidato, que recebeu apoio do PT e de vários partidos da base governista, evidenciando a falta de entusiasmo do grupo dinista em relação a Duarte. A julgar pelo cenário atual, a situação parece se repetir no próximo ano.

Atualmente filiado ao PSB, o mesmo partido de Flávio Dino, Duarte enfrenta dificuldades para se viabilizar internamente, já que o partido também alimenta a pré-candidatura do deputado estadual Carlos Lula para a sucessão da capital em 2024.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.