bloco de notas

Edição Extraordinária (06/03)

CONTRAPESO – O Governo do Maranhão questiona o Supremo Tribunal Federal sobre a possibilidade de usar juros de rendimentos do antigo Fundef para investimentos em infraestrutura e outras áreas. Nesta quarta-feira (06), o governador Carlos Brandão amanheceu com R$ 1,742 bilhão nos cofres, referentes à primeira parcela do pagamento de precatórios da educação. Do montante, 324 milhões de reais, o equivalente a 40%, devem ser empregados na Educação Fundamental. 486 milhões, equivalentes a 60%, serão repassados aos profissionais de magistério sob forma de abono. 923 milhões correspondem a juros moratórios.

CONTA CONJUNTA – O Governo do Maranhão recorreu ao STF em 29 de fevereiro para que o dinheiro fosse depositado em contas diferentes, do Banco do Brasil, mas o STF transferiu todo o montante para uma conta específica da Caixa Econômica Federal, aberta no último dia de fevereiro.

OÁSIS SERTANEJO – Colinas, no Maranhão, é a sede de pelo menos três grandes holdings, abertas no segundo semestre do ano passado, que administram os negócios de clãs políticos do interior do estado. O faturamento das empresas familiares instaladas na cidade é astronômico e digno de atenção das publicações de economia, tanto pela superação dos envolvidos no êxito do conglomerado empresarial, que até outro dia pediam óleo diesel emprestado a vizinhos fazendeiros, quanto pela possibilidade de emplacar os novos bilionários do estado. Te cuida, Ilson Mateus.

CONTRAOFENSIVA – O Palácio dos Leões reagiu aos movimentos do coronel Hormann Schneider e entrou de cabeça na pré-campanha de Rafael ex-Leitoa à prefeitura de Timon. Na semana passada, após perder o MDB para o líder do governo na Assembleia, o comandante da PM conseguiu guarita no PSD, de Edilázio Júnior e Eliziane Gama, a pedido de Roseana Sarney (MDB), deixando claro que pretende desafiar governistas e seguir adiante com a candidatura a prefeito.

CHÁ DA TARDE – Os senadores Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) foram convidados por Lula (PT) para um ‘happy hour’ no Alvorada, em Brasília, na terça-feira (05). Sem bebidas alcoólicas e regado a café e pão de queijo, o encontro serviu para reforçar o prestígio dos maranhenses junto ao presidente da República.

CLUBE DO BOLINHA – Eliziane foi responsável, inclusive, por alertar Lula quanto à escassez de mulheres no encontro. Ao que sugeriu ao petista que realizasse um segundo evento, somente com ministras e parlamentares do sexo feminino. A ideia agradou.

EMPODERADA – Eliziane saiu do encontro com uma resposta positiva de Lula quanto à proposta de uma reunião com as 15 senadoras da Câmara Alta. O jantar, organizado por ela, objetiva sensibilizar o petista da importância histórica de se eleger a primeira mulher presidente do Congresso Nacional. Esta seria a própria parlamentar maranhense.

UM MILHÃO DE AMIGOS – Em meio à reforma administrativa para acomodar aliados e punir desertores, Carlos Brandão (PSB) abriu espaço para a esposa do deputado estadual Junior Cascaria (Podemos), que se licenciou para possibilitar a ascensão do suplente Jota Pinto (Podemos) ao legislativo estadual em troca de um cargo adjunto na secretaria de Rubens Pereira.

NÃO PODE – Fábio Macedo, do Podemos, ficou na corda bamba e quase perdeu a Secretaria de Esportes. No entanto, conseguiu manter o comando da pasta ao colocar na mesa a possibilidade de declarar apoio à reeleição de Eduardo Braide (PSD) em São Luís, além de ameaçar anunciar imediatamente o rompimento com o governo e a pretensão de concorrer ao Senado Federal em 2026.

MORAL – Josimar do Maranhãozinho (PL) negocia a adesão de aliados à base brandonista. A sobrinha deputada, Fabiana Villar (PL), apoia a decisão. Os demais prefeitos e parlamentares ligados ao casal Maranhãozinho esperam ser procurados com ofertas de cargos, secretarias e recursos extraordinários.

BALÃO CHINÊS – O casal Maranhãozinho ensaia lançar, novamente, a pré-candidatura da deputada federal Detinha (PL) à Prefeitura de São Luís, assim como em 2020, para ter acesso ao Fundo Eleitoral no primeiro turno e garantir, por tabela, as condições de reeleição do sobrinho Aldir Júnior (PL), turbinado por uma nominata de “conservadores” bolsonaristas de olho em cadeiras na Câmara de Vereadores.

CARCARÁ – O deputado federal Aluísio Mendes, dono do Republicanos no estado, reclama, nos bastidores, da invasão de suas bases eleitorais, mas pondera que não deve “passar recibo” ainda, prometendo tomar providências no momento oportuno.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.