bloco de notas

Edição Extraordinária (07/03)

TRASLADO – Um vereador de São Luís, filho de ex-prefeito e candidato natural à reeleição, organiza uma arriscada operação de traslado e mudança de domicílio de mil eleitores vindos do interior. Diariamente, cerca de cinquenta pessoas dirigem-se ao cartório do Tribunal Regional Eleitoral da Cohama, transportadas por dois micro-ônibus pagos pelo político, com direito a alimentação, água e assistência para a alteração no Título de Eleitor antes do prazo limite determinado pela Justiça Eleitoral. O Marradrone registrou toda a movimentação. As imagens estão disponíveis no @portalmarrapa no Instagram.

CIUMENTO – Rubens Pereira Junior (PT), o deputado federal que quer um artigo específico no Código Penal para punir quem ousar criticar políticos, voltou enciumado do evento de anúncio dos resultados do Novo PAC Seleções, promovido pelo presidente Lula na manhã desta quinta-feira (7). Há pouco, nas redes sociais, Rubinho Debochado escreveu outra enigmática mensagem, possivelmente incomodado com a presença de maranhenses na mesa de autoridades da cerimônia. “É muito óleo de peroba… tem cada deputado bolsonarista querendo se passar por pai do PAC. Todo mundo sabe que o programa só voltou por causa do presidente Lula. Engraçado que filho bonito todo mundo quer ser o pai, né?”, escreveu o filho do secretário de Articulação Política do governo de Carlos Brandão (PSB).

HORAS MAIS TARDE – Rubinho voltou às redes para destacar a “grandeza” do ministro André Fufuca, um dos destaques do evento. No Maranhão, o Ministério do Esporte construirá 23 Espaços Esportivos Comunitários, avaliados em 1,5 milhão de reais cada, cobrindo uma área de 3 mil metros quadrados. “Dá gosto de ver o ministro defendendo o nosso estado”, escreveu Rubens.

PLAY ON – Como antecipado pelo Marrapá em dezembro do ano passado, Eduardo Braide (PSD), prefeito de São Luís, desceu para o play e começou a fazer política eleitoral. Na quarta-feira (6), o pré-candidato ao Governo do Maranhão recebeu a adesão de novos aliados, incluindo o deputado estadual Osmar Filho, do PDT, e começou a abrir espaços para lideranças comunitárias em secretarias adjuntas da prefeitura. River Vlademir, liderança do Itaqui-Bacanga, assumiu cargo na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

ARTE DA GUERRA – Braide tem alvo certo: o governador Carlos Brandão. Na avaliação de aliados governistas, os canhões do Palácio de La Ravardière estão apontados para o Palácio dos Leões. Anúncios como o do novo Elevado do Aeroporto, feito em meio às críticas à estrutura de cimento armada pelo governador na entrada da Avenida Litorânea, buscariam fazer contraponto às ações da atual gestão estadual. Se for candidato aos Leões em 2026, Braide terá duas vagas de senador em seu palanque, enquanto Brandão sonha em coroar a carreira política sentando em uma das confortáveis poltronas da Câmara Alta, em Brasília.

MARRETA – Flávio Dino pautou a Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona os critérios para a escolha do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, após suspender o processo que resultaria na indicação do advogado Flávio Costa para a vaga deixada em aberto com a aposentadoria de Washington Macaxeira. O mérito deve ser julgado no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal entre os dias 8 de março e 15 de abril.

CAIXA FORTE – Futuro governador e secretário de Educação do estado desde a refundação da República do Maranhão, Felipe Camarão tem R$ 696 milhões já disponíveis em caixa, oriundos de precatórios do Fundeb, para definitivamente extinguir escolas de taipa e deixar sua marca no ranking do IDEB. Nesta quinta-feira (7), uma trending de alunos criticando a estrutura de uma escola da rede estadual de ensino de Paço do Lumiar repercutiu nas redes, causando ranhuras no legado do vice-governador.

CRISE ANUNCIADA Brandão e Dino devem promover nova queda de braço pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, destinada pelo Quinto Constitucional ao Ministério Público do Maranhão. O clima nos corredores do órgão, administrado por Eduardo Nicolau, que está em fim de mandato, já foi contaminado pela disputa. Segundo procuradores ouvidos pelo Marrapá, o ex-ministro da Justiça de Lula já se comprometeu com o amigo Marco Aurélio (Lelinho), que está na Administração Superior do MP. O governador, por outro lado, quer emplacar Gustavo Dias na vaga, um nome benquisto entre os promotores. Por último, o ex-presidente José Sarney está pedindo pela promotora Graça Amorim, viúva de Leomar Amorim e mãe de Gustavo Amorim, desembargador federal do TRF-1 nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.