SAIDINHA

Mais de 800 presos são beneficiados com saída de Dia das Mães

828 detentos pertencentes ao regime semiaberto do Sistema Penitenciário do Maranhão receberam autorização para sair temporariamente da prisão em comemoração ao Dia das Mães. A autorização foi concedida pela 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, e os internos poderão visitar seus familiares até as 18h do dia 16 de maio, devendo retornar às unidades prisionais após esse período.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) foi notificada da decisão por meio de um ofício emitido pela Justiça, que também determinou que os dirigentes de presídios informem à Justiça, até às 12h do dia 23 de maio, sobre o retorno dos internos ou possíveis alterações.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), a autorização foi concedida aos presos que preencheram os requisitos estabelecidos pela Lei de Execução Penal, tais como recolhimento à residência visitada durante o período noturno, ausência de frequência a bares, festas ou estabelecimentos similares, entre outras determinações. Os artigos 122 e 123 da referida lei preveem essa medida excepcional para detentos do regime semiaberto em datas comemorativas.

No último feriado ao qual o benefício foi concedido (Páscoa), 30 detentos não retornaram até a data e horário estipulados, passando os internos a ficarem na condição de foragidos e serem procurados pela polícia. A infração também implica na suspensão do benefício, entre outras sanções, quando estes retornarem ao sistema prisional.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Mais de 800 presos são beneficiados com saída de Dia das Mães”

  1. Neto disse:

    Política de desencarceramento apoiada enfaticamente pelo PT e pela esquerda. Fica, portanto, consignada aos adeptos dessa prática deletéria, a mensagem que “bandido bom é bandido solto” . Disso eles entendem bem!