CENSO 2022

Maranhão possui terceira maior população indígena do Nordeste

De acordo com os dados do último censo do IBGE, divulgados nesta segunda-feira (7), o Maranhão detém o terceiro maior contingente populacional indígena da região Nordeste. São 57.214 pessoas autodeclaradas indígenas, segundo o levantamento realizado no ano passado.

Esse número corresponde a 0,84% da população total do Maranhão, que é de 6.775.152 habitantes, conforme o Censo.

O Nordeste é a segunda região do país com o maior número de indígenas, totalizando 528.800 pessoas autodeclaradas. Entre os estados da região, o Maranhão fica atrás da Bahia, que possui 229.103 pessoas indígenas, e de Pernambuco, que soma 106.634.

Para fins censitários, uma pessoa é considerada indígena quando se declara indígena ou índia. Essa classificação se aplica tanto aos indígenas que vivem em Terras Indígenas (TIs) quanto aos que vivem fora delas.

Mesmo com expressivo contingente populacional, os indígenas maranhenses são assolados pela violência estado afora, motivada por questões territoriais em relação a empresários do agro. Desde janeiro, a maranhense e indígena Sônia Guajajara está à frente do Ministério dos Povos Originários, primeira pasta da Esplanada dos Ministérios criada exclusivamente para tratar das questões destes.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.