MENOS MÉDICOS

Maranhão tem o menor índice de médicos por habitante do Brasil

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Maranhão é o estado brasileiro com a menor proporção de médicos por habitante. Segundo os dados, há somente um médico para cada grupo de mil habitantes no estado, o que equivale a cerca de oito mil profissionais. A falta de médicos em algumas regiões é atribuída a questões estruturais, como a ausência de uma carreira de estado que incentive a interiorização dos profissionais, além de medidas de trabalho inadequadas e dificuldades no uso de tecnologias mais recentes.

Segundo o médico e presidente da Associação Médica Brasileira Seccional Maranhão, José Albuquerque, outro fator que contribui para a falta de médicos é a insegurança jurídica na relação de trabalho com prestadoras de serviço, que são comumente contratadas prefeituras e serviços públicos. A rotina de atrasos de pagamento por meses a fio são desafios para interiorizar médicos em áreas remotas.

Embora o número de médicos no Maranhão tenha dobrado nos últimos 20 anos devido ao crescimento acelerado de faculdades de medicina, o estado não conseguiu acompanhar essa expansão. Enquanto isso, milhares de maranhenses sofrem diariamente em hospitais espalhados pelo estado em busca de atendimento médico.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.