PERDA

Morre Rui Dourado aos 83 anos

Faleceu nesta quinta-feira (4), em São Luís, aos 83 anos, o lendário radialista maranhense Rui Dourado. Dourado foi muito bem-sucedido na radiodifusão do estado com o seu programa “Futebol de Meia Tigela”, transmitido aos domingos pela Rádio Timbira, e com o quadro diário “Xeleléu”, apresentado no programa “Ronda Policial”.

Segundo informações, Dourado se sentiu mal em casa e foi levado para um hospital da capital, onde faleceu no final da tarde. Rui Dourado era um profissional experiente e conhecedor da radiodifusão no Maranhão e em outros estados onde trabalhou.

Inicialmente, Dourado trabalhou como empregado em um banco local, mas a sua paixão pelo rádio o levou a trabalhar sem remuneração, apenas para aprender o ofício. Com a sua notoriedade, Dourado foi convidado a ser radialista no estado do Piauí, mas retornou ao Maranhão para trabalhar na Rádio Gurupi, de onde saiu para a Rádio Difusora.

No seu programa “Futebol de Meia Tigela”, Dourado interpretava sozinho as vozes de diversos personagens que interagiam entre si. Dourado também trabalhou em vários estados nordestinos, incluindo Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Piauí.

Ao retornar ao Maranhão, Dourado trabalhou na Rádio Timbira, emissora que o acolheria até a década de 1990, chegando a assumir a direção da rádio em três ocasiões. O experiente profissional afirmou que a empolgação pode ser perigosa na radiodifusão, no jornalismo e na televisão, e que aprendeu a ser mais comedido em seus comentários no ar. O humor foi um recurso valioso que utilizou para levantar críticas, como no emblemático personagem “Xeleléu”. O velório e o sepultamento devem acontecer nesta sexta-feira (5).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.