Mulheres já representam 30% das prisões por tráfico de drogas no Maranhão
De acordo com dados da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico-SENARC nos últimos cinco meses, 30% das pessoas presas por tráfico de drogas no Maranhão eram mulheres.
Esse número cresce a cada dia e por uma questão bem simples, o traficante tem “investido”’’ em utilizar mulheres para tentar escapar das barreiras policiais, principalmente nas estradas que cortam o Estado. “Elas passam mais confiabilidade, os traficantes entendem que a Polícia vai desconfiar menos das mulheres”, explica o delegado Valdenor Viegas.
No total foram 94 prisões sendo 29 mulheres, além disso, das 314 detentas do Maranhão 190 cumprem pena por tráfico de drogas. Segundo a Secretária Estadual da Mulher, Laurinda Pinto, na maioria das vezes elas entram neste tipo de crime por uma questão de sobrevivência delas e da família, “essas mulheres entram nessa vida por uma questão de dependência, quando o marido (traficante) vai preso elas assumem o lugar deles”.
Outro problema também é que as companheiras acabam sendo presas quando tentam entrar com drogas dentro dos presídios masculinos em dia de visita, por isso as revistas intimas são realizadas por agentes penitenciárias.
Comentários estão desativados