ANALOGIA À ESCRAVIDÃO

Número de trabalhadores resgatados em 2023 é o maior dos últimos 15 anos

Nos primeiros quatro meses deste ano, o número de trabalhadores resgatados em situações semelhantes à escravidão foi o maior registrado nos últimos 15 anos no Brasil, neste mesmo período. De acordo com dados divulgados neste sábado (13) pelo Ministério do Trabalho, entre janeiro e abril, foram resgatados 1.201 trabalhadores em todo o país. Segundo um estudo do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo, que veio a público no início de 2023, o Maranhão é o maior exportador desse tipo de mão-de-obra degradante no Brasil.

Os estados com o maior número de resgates neste ano foram Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A data de ontem, 13 de maio, marcou os 135 anos da abolição formal da escravidão no Brasil. Segundo os auditores fiscais, a maioria dos trabalhadores resgatados nestas condições desconhece até mesmo os direitos básicos, como ter a carteira de trabalho assinada.

Entre 2003 e 2021, foram resgatados 8.636 maranhenses em situação de trabalho análogo à escravidão, mais que o dobro de Minas Gerais, segundo maior da lista, com 4.126 trabalhadores resgatados.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.