CANCELADO

OAB/MA anula eleição para o Quinto após polêmicas e ausências em lista duodécima

Foi anunciado pelo presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, a anulação da eleição realizada na última segunda-feira (24) para escolha de desembargador a ser indicado ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo Quinto Constitucional.

“Meu compromisso não é com o erro, mas sim com a advocacia, com a instituição e com os processos conduzidos por essa Casa”, afirmou Kaio Saraiva aos conselheiros estaduais. Os candidatos que estavam entre os doze componentes da lista duodécima e aguardavam a sabatina para indicação do Conselho Seccional já foram comunicados da decisão, bem como os que ficaram pelo caminho no início da semana.

Desde a comunicação do resultado da eleição de segunda-feira, o processo foi alvo de litígio nas esferas judiciária, com a decisão de um juiz federal pela suspensão da escolha, e policial, com a representação do advogado Márcio Almeida na Polícia Federal contra a seccional maranhense da OAB.

As ausências de nomes na lista duodécima como o do advogado e empresário Flávio Costa, predileção de Kaio Saraiva para o cargo de desembargador, também motivaram o presidente da OAB/MA a cancelar o ato sem pestanejar.

A nova eleição está prevista para ocorrer no próximo dia 15 de maio (segunda-feira). Um grupo de advogados se prepara para solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão a utilização de urnas eletrônicas para a votação, o que tornaria o processo, realizado anteriormente de forma online, presencial.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.