corrupção

Operação Infelix Finix desarticula esquema de corrupção em cartório de Buriticupu

O Ministério Público do Maranhão, com o apoio do Gaeco e Polícia Civil, realizou nesta quarta-feira (6) a operação Infelix Finix, visando desmantelar um esquema de corrupção liderado por Nivaldo da Silva Araújo, ex-funcionário do cartório extrajudicial da região.

A investigação revelou que Nivaldo Araújo, valendo-se de sua posição no cartório, solicitava e recebia vantagens indevidas, manipulando o valor dos emolumentos e realizando registros imobiliários irregulares, inclusive em nome de pessoas falecidas com documentos falsificados. Os prejuízos estimados ultrapassam R$ 1,4 milhão, além do enriquecimento ilícito do acusado, que adquiriu diversos bens com os valores obtidos.

As autoridades apontam que Nivaldo Araújo cometeu os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e falsificação de documento particular. A operação não apenas resultou na prisão do acusado, mas também busca recuperar os prejuízos causados.

Foram solicitadas medidas como quebra de sigilo bancário e fiscal do acusado e a indisponibilidade de seus bens para assegurar a reparação dos danos e o desmantelamento completo do esquema.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.