MANIFESTAÇÃO

Protesto na UFMA continua e tem estudantes presos em prédio da Reitoria

Aproximadamente 40 estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ocupam, desde a quinta-feira (28), o prédio da Reitoria da instituição. Eles exigem do corpo diretivo uma série de melhorias em setores como infraestrutura, transporte e alimentação.

Uma das manifestantes se acorrentou ao prédio, numa tentativa de chamar a atenção dos que comandam a UFMA para os problemas estruturais da Casa do Estudante. “Há dez anos, os estudantes foram para a rua dizer para Natalino tirar a mão da Casa do Estudante, que foi construída depois de muita luta e greve de fome. Hoje, a gente se encontra aqui, acorrentada, para a gente conseguir viver com dignidade”, disse a estudante Amanda Furquim, do curso de Teatro, moradora do local.

Integrantes do movimento estudantil Manifesta UFMA decidiram pela ocupação após mobilização e debates com a comunidade universitária, agregando demandas que já se tornaram históricas, devido ao tempo de descaso em suas resoluções. Segundo o grupo, há falta de transparência e má utilização dos recursos públicos aplicados na universidade.

Além dos problemas na Casa do Estudante, que vão desde o prédio deteriorado ao sucateamento de móveis e utensílios, somado à falta de acessibilidade, são pontos do protesto estudantil a falta de iluminação e segurança no Campus, a comida fornecida pelo Restaurante Universitário e a desorganização da única linha de ônibus que atende aos estudantes da UFMA.

Sem se dispor ao diálogo com os estudantes, a direção da UFMA teria trancado os manifestantes no interior do prédio da Reitoria, na manhã desta sexta-feira (29), impossibilitando seu direito de ir e vir.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.