bloco de notas

Rapidinhas da quarta

Amarelo

A imprensa nacional tem dado destaque aos episódios de violência envolvendo o deputado federal Fábio Macedo (Podemos), que lidera o maior bloco partidário da Câmara, composto pelos partidos Podemos, MDB, PSC e PSD. O deputado maranhense possui um histórico de violência doméstica contra sua esposa, bem como ameaças contra um policial e um cantor em Teresina, no Piauí. Na época, ele se declarou dependente de álcool e medicamentos para tratar a depressão. Além disso, o filho de Dedé Macedo também se envolveu em um acidente de trânsito em São Luís e tem acumulado controvérsias ao longo de sua carreira política.

Vacina

Macedo protocolou o Projeto de Lei que propõe criminalizar a injúria por idade, após o recente caso de uma estudante de Biomedicina ridicularizada por colegas de classe em São Paulo. A ideia é incluir a utilização de elementos referentes à idade como qualificadora do crime de injúria, independentemente da idade da vítima. O projeto também prevê punições de até três anos de prisão e pagamento de multa.

Favorito

Se mantiver-se em segundo lugar nas pesquisas para a prefeitura de São Luís, o deputado federal Duarte Júnior será o candidato do PSB com apoio de Flávio Dino. O ex-secretário de Saúde Carlos Lula, deputado estadual pelo partido, busca se viabilizar para a sucessão do prefeito Eduardo Braide, mas não está disposto a bater de frente com Duarte, muito menos com o atual ministro da Justiça de Lula.

Negociação

Clayton Noleto, do PSB, se coloca como alternativa para a sucessão do prefeito Assis Ramos, do União Brasil, em Imperatriz, mas poderia compor chapa com o deputado estadual Rildo Amaral (PP), que deve ter o apoio do governo Carlos Brandão na disputa pelo comando da segunda maior cidade do Maranhão.

Alerta

Pelo menos dois membros da bancada maranhense no Congresso Nacional estão em alerta em relação ao julgamento de ações em instâncias superiores que pedem o recálculo de vagas. Podemos, PSB e Rede Sustentabilidade questionam a constitucionalidade da mudança aprovada no Código Eleitoral pelo Congresso em 2021, que torna mais rígida a distribuição das chamadas “sobras”.

Aprovação

O professor Clemilton Barros, de Urbano Santos, figura entre os prefeitos mais bem avaliados do Maranhão, de acordo com pesquisa de monitoramento institucional realizada em mais de cem municípios do estado durante o mês de março.

Miofascial

Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, contratou, por dispensa de licitação, a empresa Consulfisio, um consultório de Fisioterapia e Pilates, com o objetivo de fornecer materiais de consumo para atender as necessidades da vice-prefeitura. O contrato foi assinado no último dia 31.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.