bloco de notas

Rapidinhas do domingo (28)

Cruzeta

As tagarelices de Sebastião Madeira em veículos de imprensa de São Luís repercutiram como piadas entre políticos que participaram, neste domingo, da inauguração do acesso à Praia de Araoca, em Guimarães. Aproveitando-se do acanhamento monossilábico do governador Carlos Brandão e do vazio de protagonismo decorrente do exílio de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal, o espirituoso secretário chefe da Casa Civil “despertou” da sesta tucana e meteu-se a pautar o destino político do Maranhão, como se fosse o porta-voz oficial do grupo governista, com o respaldo de quem não conseguiu fazer sucessor na Prefeitura de Imperatriz, perdeu cadeira na Câmara Federal para Aluísio Mendes e saiu das urnas na terceira colocação quando bateu de frente com Assis Ramos em 2020.

Teorema

O ex-deputado estadual Marco Aurélio anuncia na terça-feira o retorno ao PCdoB. Aliado de Flávio Dino em Imperatriz, o professor resolveu bater de frente com o governador Carlos Brandão e reafirmar a pré-candidatura a prefeito, deixando o PSB livre para desaguar no palanque de Rildo Amaral, do Progressistas.

Andar com fé eu vou

Em São Luís, lideranças do PT e PCdoB rediscutem a possibilidade de candidatura própria para concorrer com Eduardo Braide, incomodados com a hipótese de Mariana Braide Brandão, vice-presidente da comissão do MDB municipal, ser indicada vice na chapa de Duarte Júnior. Aliados de esquerda esperam emplacar Honorato Fernandes (PT), Zé Inácio (PT) ou Flávia Alves (PCdoB) no posto, mas a fome de poder do clã Brandão pode empurrar a federação lulista para outro rumo.

Cadeira cativa

Os deputados estaduais Othelino Neto e Andrea Rezende entraram de cabeça na disputa pela cadeira a ser desocupada por Washington Oliveira em dezembro no Tribunal de Contas do Estado. O esposo de Ana Paula Lobato já externou à presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, que tem interesse na vaga, mas reconhece que enfrentaria resistências do governador, que o trata nos bastidores como “desertor”. Andrea, por outro lado, empoderada pelas bandeiras de gênero e representatividade, teria melhor aceitação nos palácios dos Leões e Manuel Beckman. Na semana passada, ela chegou à posse de Flávia Gonzalez, acompanhada de Iracema no evento prestigiado por Brandão, o que para alguns soou como a admissão do pleito da esposa de Stenio Rezende.

Virada de chave

Próximo na linha sucessória do cargo político mais importante do estado, Felipe Camarão tem sido aconselhado a se mexer com discrição, evitando chamar para si os holofotes políticos e midiáticos. O vice-governador sabe que sentará na cadeira em 2026, que o tempo é seu maior aliado e que as expectativas políticas tendem a fortalecê-lo a partir do resultado das eleições de outubro.

Novidade

Aliados de Lahésio Bonfim no Novo defendem a candidatura de Wellington do Curso a prefeito de São Luís, enquanto o deputado estadual Yglésio Moyses se coloca como opção bolsonarista e flerta com o presidente estadual Leonardo Arruda. Correndo por fora, Simplício Araújo desponta como alternativa entre desafetos do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes que encontraram abrigo no partido.

Contrapeso

Avança no Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei do deputado estadual Eric Costa que aumentou para 2500 hectares o limite para regularização fundiária de terras no estado. O projeto, sancionado pelo governador recentemente, faria disparar a grilagem e o interesse de grandes empresários por projetos com potencial de violar direitos fundamentais e princípios ambientais.

Acerto de contas

Qual o ex-prefeito “faixa preta” do Maranhão estaria na caça de Alessandro Martins depois que o herdeiro e uma amiga da família foram “bolinados” pelo polêmico milionário na última sexta-feira no Quintalão, área nobre da capital?

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.