Rapidinhas do sábado
Guarnicê
O MDB do Maranhão deseja a Secretaria de Cultura do Estado. Sob as bênçãos de José Sarney, a cúpula emedebista tentou indicar um nome para substituir Yuri Arruda, mas o governador Carlos Brandão resiste, e o partido terá que se contentar com cargos de segundo e terceiro escalão na pasta.
Tic Tac
Passados dez meses desde sua segunda posse como governador, Carlos Brandão percebe seu poder político escoar como a areia numa ampulheta. Nesta semana fatídica, enfrentou revezes ao ver o sobrinho ser “cancelado” no Tribunal de Contas do Estado, testemunhou a eleição de um desafeto para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e sofreu pressões de prefeitos e lideranças durante suas visitas a Balsas, Barreirinhas e Imperatriz.
Enquanto isso…
De passagem pelo Maranhão, Flávio Dino, ainda no Ministério da Justiça e Segurança Pública de Lula, mobiliza jatos da Força Aérea Brasileira e da Polícia Federal para passar mais um fim de semana em casa, mas não encontrou tempo para se encontrar com o sucessor, dentro ou fora do Palácio dos Leões. Em outros tempos, há pouco mais de um ano, Dino estaria, numa hora dessas, levantando quadros com caricaturas de Brandão sob o sol quente, debaixo de toldos, lutando pela continuação do seu legado à frente do Governo do Estado.
Batalhão da Pindoba
Paula Azevedo chamou Fred Campos para a briga e mostrou que tem um grupo para desafiar novamente o bilionário dono da Qualitech em Paço do Lumiar. Nesta sexta-feira, a prefeita de Paço do Lumiar colocou o aliado Jorge Maru debaixo do braço, cercou-se de Dino, Márcio Jerry, Carlos Lula e companhia nos apertados corredores da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, e mostrou que está pronta para fazer o batalhão passar pela Pindoba na eleição do ano que vem.
Apelação
Advogados responsáveis pela Ação Civil Pública que anulou a nomeação de Daniel Brandão para o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado preparam novas investidas contra o sobrinho do governador. Na classe política, há quem acredite que o debate deve se estender por meses, para além da duração do governo Brandão, chegando aos tribunais superiores, o que abriria, lá na frente, a possibilidade de a Assembleia Legislativa fazer uma nova indicação para a cadeira do ‘rapaz careca’.
Cofre cheio
Na Empresa Maranhense de Administração Penitenciária, digo, Portuária, dinheiro não é o problema. Enquanto o ferryboat José Humberto é consumido pelo salitre na Baía de São Marcos, colocando a vida dos usuários em risco, o chefão da administradora do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, corta a orla de São Luís a bordo do helicóptero da Emar Táxi Aéreo, alugado por R$ 7,7 milhões. Recentemente, a Emap pagou R$ 800 mil de patrocínio para a realização de shows na Expoema, contrariando até o contrato de concessão do Itaqui, que prevê que as receitas da exploração portuária estadual devem ser revertidas em investimentos no próprio porto.
Passaralho
Pessoas ligadas ao ex-presidente Ted Lago – gerentes e diretores – estão sendo desligadas da Emap.
Caldeirão de Peixe
A disputa pela Prefeitura de São José de Ribamar começa a ganhar contornos de “caldeirão político”. O prefeito, doutor Julinho, é o favorito, com percentuais acima de 54% para a reeleição, devendo ter como concorrentes o presidente da Câmara, Dudu Diniz, e o jornalista e militante social Guilherme Mulato, que conta com o incondicional apoio do deputado estadual Glalberth Cutrim.
Trânsito Livre
A “incursão” do programa Trânsito Livre, liderado por Eduardo Braide, na região do Paraíba, no Renascença, deixou os comerciantes dos shoppings Monumental e Tropical em estado de alerta, preocupados com as potenciais alterações no fluxo de veículos e pedestres, bem como a possibilidade de intervenção no estacionamento do empreendimento para conectar a nova pista à via marginal em frente ao Banco do Brasil. Alguns associam isso à saída de Bruno Duailibe da Procuradoria Geral do Município.
Comentários estão desativados