nota rápidas

Rapidinhas da segunda

Dança das cadeiras

Com menos de quatro anos de mandato pela frente, Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) são candidatos naturais à reeleição no Senado Federal. André Fufuca (PP), se confirmado como ministro do governo Lula (PT), entrará no jogo pelas duas cadeiras em disputa nas eleições de 2026, assim como o governador Carlos Brandão (PSB), que espera contar com o apoio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para consolidar sua carreira política com o nome estampado nos painéis do túnel do tempo do Congresso Nacional.

Maragato

Weverton Rocha saiu em defesa dos nordestinos no meio do debate sobre a formação de um consórcio por governadores do Sul e Sudeste, visando confrontar os interesses dos estados do Nordeste e da Amazônia. “Lembro que o Nordeste foi a região com o maior crescimento econômico entre 2022 e 2022; o Norte possui 3 das 5 maiores usinas hidroelétricas do Brasil. Ambas as regiões têm um grande potencial”, afirmou o senador pedetista.

Mãos à obra

No meio dos trabalhos à frente da CPMI dos Atos Antidemocráticos, Eliziane Gama voltou sua atenção para as bases. Na semana passada, a senadora recebeu o prefeito de São Bento, Dino Penha; a prefeita de Olinda Nova, Conceição Cutrim; o prefeito de Buriti Bravo, Luciana Leocádio; e o vereador de São Luís, Ribeiro Neto, que se filiou ao Cidadania para concorrer às eleições do próximo ano.

Bico grande

Surpreendido com a repercussão no Marrapá das afirmações que fez recentemente em círculos políticos, Sebastião Madeira, presidente do PSDB do Maranhão, utilizou porta-vozes do governo para negar, por meio da imprensa, que o “caminho natural” de Carlos Brandão seja o PSDB. Provavelmente devido ao receio das movimentações de tucanos em âmbito nacional em relação ao governo de Lula (PT). O cenário atual não é favorável para insinuar qualquer revoada.

Ninho cheio

Zito Rolim é um dos nomes que possivelmente se filiará ao PSDB nos próximos meses, com o objetivo de concorrer à Prefeitura de Codó. Na oposição ao atual prefeito Zé Francisco, do PSD, o ex-deputado se encontra atualmente no PV, fazendo parte da federação com PT e PCdoB.

Amigos para sempre

O deputado federal Fábio Macedo, do Podemos, mudou da “água para o vinho” quando o assunto diz respeito ao ministro Flávio Dino (PSB). Se no ano passado o clima entre os dois era de desconfiança, hoje Fábio trata Dino como “grande amigo”, “comandante” e “meu líder político”, inclusive quando está longe da influência do ex-governador em Brasília.

Haja mocotó!

Para o desespero do deputado federal Duarte Júnior, do PSB, Edivaldo Holanda Junior, que está prestes a se filiar à Federação do Brasil para concorrer à sucessão de Eduardo Braide (PSD) na prefeitura de São Luís, deve fazer um périplo por feiras em busca de se posicionar na pré-disputa eleitoral da capital. Em seus oito anos à frente do Palácio de La Ravardière, a gestão de Holandinha ficou marcada pelos investimentos e reformas em mercados de comércio popular, como Coroadinho, Monte Castelo, Liberdade e Cohab.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.