Adutora é substituída e abastecimento de água é normalizado em Imperatriz
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) concluiu a obra para substituição de adutora, de modo a garantir o abastecimento do município de Imperatriz. Na última segunda-feira (16), a executora da obra de instalação de esgotamento sanitário no bairro Bacuri causou rompimento acidental da adutora de 900 mm no Parque Buriti, ao escavar a área para implantação de interceptor tronco nas mediações da Estação de Tratamento de Água da Caema.
A substituição de trecho danificado da adutora com a fixação por junta mecânica teve início na madrugada da última quinta-feira (19) e durou o dia todo. Às 22h30, os trabalhadores concluíram a operação, e, desde então, acontece o bombeamento progressivo da água para regularizar o abastecimento.
Desde que o acidente aconteceu, a Companhia trabalhou sem intervalos na recuperação da adutora. Inicialmente, foi tomada medida emergencial de reparo que consistiu na solda do equipamento e instalação de abraçadeira, mas as fortes chuvas que caem na cidade atrapalharam o trabalho, que teve sua primeira etapa finalizada na noite de quarta-feira (18). Porém, por conta do envelhecimento da tubulação, a medida não surtiu o efeito esperado e a substituição do trecho começou imediatamente, na madrugada de quinta.
O presidente da Caema, Davi Telles, acompanhou de perto a situação in loco, desde o ocorrido, para averiguar de perto a situação e garantiu que a solução é definitiva. “Usamos luvas de correr e interseccionamos cerca de 1,75m da adutora. Este é o procedimento padrão. Desde às 22h30 de ontem, já reiniciamos o bombeamento da água, e, em alguns bairros, o abastecimento já foi restabelecido. Até o fim da tarde, todos já terão água em suas torneiras novamente”, garantiu o presidente.
A empresa Mobicon Construções Ltda, responsável pelo acidente, distribuiu nota à imprensa assumindo o compromisso de dar apoio à população durante os reparos e também à Companhia. Em nota, a empresa informou que tem total responsabilidade sobre o ocorrido e colaborou com o trabalho da Caema para sanar os problemas causados pelo acidente.
Comentários estão desativados