Cooperativa em Rosário

Comissão aprova projeto de Weverton para anistiar dívida

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça-feira (9), um projeto de lei, de autoria do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que perdoa as dívidas dos integrantes das cooperativas e associados comunitários de Rosário (MA) relacionadas à implantação do Polo de Confecções do município. O projeto também prevê a exclusão dos nomes dos beneficiados dos cadastros de inadimplentes.

O Polo de Confecções de Rosário teve origem em 1995, com um acordo entre o governo do Maranhão e a empresa Kao-I Indústria e Comércio de Confecções, de Taiwan. O empreendimento atraiu milhares de trabalhadores locais, que contraíram empréstimos com o Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Brasil (BB) para adquirir equipamentos. Contudo, a obra ficou inacabada, deixando os cerca de 3,6 mil trabalhadores endividados e com o nome sujo na praça. O senador ressaltou a importância do perdão da dívida para garantir dignidade e respeito aos trabalhadores afetados.

“Foi uma grande vitória. Com isso, vamos conseguir dar tranquilidade e paz para todas as famílias que estão com o nome sujo porque levaram um grande calote. A obra está lá inacabada e essas pessoas estão sem conseguir tocar a sua vida”, ressaltou o parlamentar. O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.