bloco de notas

Edição Extraordinária (15/02)

Aposentadoria

À beira de completar 75 anos, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira, ainda acredita ser possível negociar a antecipação de sua aposentadoria em troca de um posto no governo de Carlos Brandão, possivelmente a Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal, cargo recentemente abandonado pelo “desertor” Othelino Neto para retornar à Assembleia Legislativa do Maranhão. Assessores do ex-vice-governador petista cravam até uma data para a indicação acontecer: 26 de fevereiro.

Compulsória

Brandão, entretanto, tem demonstrado pouco interesse em pagar a fatura da antecipação da aposentadoria de “Macaxeira”, prevista para acontecer efetivamente em dezembro. Além disso, não há, na Assembleia Legislativa do Maranhão, dona da indicação, um debate concreto sobre o tema, embora os deputados estaduais Zé Inácio, Othelino Neto e Andrea Rezende demonstrem algum interesse na vaga.

Na dúvida

Washington já conseguiu emplacar o novo adjunto da Rebras, com a anuência do presidente estadual do PT, Francimar Melo. É o advogado cearense José Evaldo Ribeiro Filho, que assume o cargo a partir da meia-noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro.

Calma, moreno

No entorno do Palácio dos Leões, advogados e secretários também alimentam a esperança de serem convocados para o cargo vitalício no TCE. A lista de postulantes é extensa, liderada pelo ex-quase desembargador Flávio Costa. Contudo, Brandão não tem dado indicativo de que pode contemplar qualquer um deles.

Prestígio

Única aliada com quem Brandão poderá contar efetivamente este ano no Senado Federal, a senadora Eliziane Gama demonstra prestígio ao avalizar a indicação de um aliado, o advogado Valdênio Caminha, para a Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão.

Poderosa

Luzia Waquim, secretária-chefe do gabinete, está no topo do poder entre os auxiliares bandonistas, com controle sobre a agenda do chefe e até uma certa influência nas decisões políticas do governo estadual.

Convocação

Segundo suplente do PSC, Soldado Leite pode ser efetivado no cargo de deputado estadual nos próximos dias, numa articulação conduzida pelo prefeito Eduardo Braide com os objetivos de prestigiar o aliado e fazer um aceno direcionado a policiais militares.

Amadurecendo

Um deputado federal de mandato com base em São Luís estuda retornar à antiga legenda ainda neste ano, insatisfeito com os rumos da disputa pelo Palácio de La Ravardiére. O acordo para o retorno do “filho pródigo” pode resultar na indicação de um experiente vereador para vice na chapa liderada por um dos nomes no topo das pesquisas.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.