Notícia

Luis Fernando tenta se justificar, mas sua fama de bom gestor é pura balela

Pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando (PSDB) teve sua fama de bom gestor, mais produzida pela imprensa sarneyzista do que por seus resultados práticos, abalada nesta quarta-feira (15) com a divulgação do depoimento do delator Luís Carlos Martins, ligado à empreiteira Camargo Corrêa. O executivo afirmou com todas as letras que tratou com o próprio Luís Fernando o pagamento de propina ao então ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.

Preocupado com a repercussão, Luís Fernando divulgou uma nota onde apenas disse que não conhecia o executivo e que repudiava as notícias contra ele.

Em seu depoimento, o executivo deixou bem claro que soube da proximidade de Luís Fernando Silva, então secretário do Governo de Roseana Sarney, com Lobão, e que enviou um funcionário da empreiteira identificado como Gustavo Marques ao Maranhão para se certificar do suposto vínculo entre os dois. Ao retornar, contou o executivo, Gustavo Marques afirmou que o ‘caminho era aquele mesmo, ou seja, via Luiz Fernando Silva’.

Inclusive, Luís Fernando foi quem indicou a participação de Ilson Mateus na negociação que buscava maquiar a suposta propina de Lobão. Na época, Luís Fernando era secretário Chefe da Casa Civil, ainda estava no PMDB e um dos principais aliados da ex-governadora Roseana Sarney e do senador Lobão, estava cotado para disputar as eleições de 2014, mais foi preterido por Lobão Filho, devido ao seu péssimo desempenho nas pesquisas pré-campanha.

Luís Fernando também respondeu processo na Justiça Federal que investigou atos de improbidade que teriam sido praticados durante a gestão dele na prefeitura de São José de Ribamar, em 2008. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal, que acusou o ex-prefeito e cinco secretários municipais de superfaturamento em obras da saúde e de pagamento indevido de combustível.

Outro ponto que pesa negativamente contra ele é sua passagem eleitoreira, entre os anos de 2013 e 2014, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. À época, Picolé de Chuchu não poupou tinta da caneta para assinar dezenas de ordens de serviço autorizando obras na Grande Ilha. A maioria delas, como asfaltamento de vias em Paço do Lumiar e na própria Ribamar, sequer foi iniciada, o que deixou boa parte da população insatisfeita.

Luís Fernando também é conhecido pela sua falta de coerência, do tipo que segue o caminho da maré. Antes apontado como braço direito de Roseana, virou tucano do dia para a noite e hoje bebe na mesma taça que o governador Flávio Dino (PCdoB).

Picolé de Chuchu também ameaçou “processar, repelir e responsabilizar” todos que tentarem macular a sua imagem. Além de autoritária, essa medida seria injustificada, porque a denúncia que surgiu contra ele foi apenas conteúdo divulgado em depoimento na Polícia Federal. Luís Fernando que é uma pessoa esclarecida tenta intimidar a imprensa, mas contra fatos não existem argumentos.

01-1

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.