CRESCIMENTO

Maranhão é alvo de investidores japoneses da Mitsubishi

Com 70 mil hectares de soja no estado do Maranhão, Piauí, Tocantins e Goiás, a japonesa Mitsubishi Corporation Group faz parte do land grabbing (agarrando a terra), um fenômeno contemporâneo que se caracteriza pela aquisição de grandes extensões de terras por investidores brasileiros. No Maranhão, como no restante do país, ela atua por meio da Agrex do Brasil. O brasileiro Paulo Fachin tem 20% de participação no grupo.

A participação do Brasil neste fenômeno tem sido cada vez mais crescente, tanto em aquisição como de oferta. Pelo mundo são mais de 30 milhões de hectares adquiridos por apenas 490 proprietários, segundo dados levantados em 2016 da organização Grain.

Em maio de 1995 na cidade nascia a Ceagro, inicialmente comercializando agroquímico evoluindo depois para insumos, armazenamento e comercialização de soja e milho. O desempenho da empresa atraiu a Mitsubishi Corporation Group, que a partir de 2012 passou a ser acionista. Neste ano negociou mais de 10 milhões de toneladas de grãos no mercado internacional.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.