JOGO DO PODER

PT quer Dino no STF para tirá-lo da sucessão presidencial

O nome de Flávio Dino para ocupar o Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de outubro voltou a ganhar força entre os membros do Partido dos Trabalhadores (PT), conforme relatado pelo Jornal O Globo. Nos bastidores, os integrantes do PT veem a indicação de Dino como uma oportunidade de afastá-lo do cenário sucessório de Luiz Inácio Lula da Silva, seja em 2026 ou 2030.

Caso Dino seja indicado para a vaga a ser deixada pela ministra Rosa Weber, ele seguiria o caminho inverso ao deixar a magistratura em favor da política, trocando a Esplanada dos Ministérios pela Suprema Corte. O cargo de ministro do STF é “vitalício”, embora seus ocupantes sejam substituídos de forma imediata ao completarem 75 anos de idade.

Essa possibilidade também é vista com bons olhos pelo partido, pois poderia abrir caminho para que o PT assuma o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente ocupado por Dino, que é filiado ao PSB.

Pessoas próximas a Dino rejeitam a ideia de que ele aceite abandonar a política em favor da magistratura. No entanto, no Supremo, Flávio é considerado uma “escolha natural” e não enfrentaria resistência. Os ministros do STF mais próximos de Lula, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, veem com bons olhos a indicação do ex-governador.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.