Quinto Constitucional: Nelma Sarney parte para cima de Paulo Velten
Durante a sessão plenária administrativa desta quarta-feira (13), no Tribunal de Justiça do Maranhão, os desembargadores Paulo Velten e Nelma Sarney protagonizaram um duro embate por conta dos problemas que envolvem a escolha de um novo integrante da Corte, via Quinto Constitucional.
Nelma reclamava da falta de esclarecimentos aos atuais magistrados quanto ao processo de escolha, quando foi interrompida por Velten, ao afirmar que o presidente descumpre de maneira deliberada as decisões do CNJ, destacando trechos do despacho do conselheiro João Paulo Schoucair.
“Vossa Excelência não pode dizer isso a meu respeito”, disse Velten, ao interromper a fala, iniciando a discussão. O desembargador Jorge Rachid, que estava discursando antes de ser interrompido, tenta retomar a palavra, sem sucesso.
“No início desse processo, eu estive no gabinete de Vossa Excelência e lhe falei com todas as letras: ‘Senhor Presidente, a praxe deste Tribunal é receber a lista sêxtupla, transformar em lista tríplice e atravessar a rua, e entregar para o governador que é competente para nomear'”, recordou.
A partir daí, a discussão ficou mais acalorada, com requintes de baixaria. Os ânimos foram contidos quando Rachid conseguiu retomar seu raciocínio. A rixa entre os desembargadores é antiga. Nelma e Velten disputaram a última eleição para a presidência do TJMA, vencida pelo atual mandatário.
Na terça (12), o Conselho Nacional de Justiça impediu o TJ maranhense de aclamar, nesta quarta-feira (13), o juiz Samuel Batista de Souza como novo desembargador da Corte. A escolha, por antiguidade, se daria na sessão que foi marcada pela contenda entre os magistrados.
Comentários estão desativados