bloco de notas

Rapidinhas do domingo

Ô abre alas

Repercutiu no meio político local um vídeo da quatro vezes governadora Roseana Sarney sambando em uma conveniência, com o entusiasmo de uma rainha de bateria de escola de samba carioca, às vésperas da posse de Marcos Brandão no comando do MDB do Maranhão, justamente na semana em que o presidente Lula decretou o exílio político de Flávio Dino, indicando o atual ministro da Justiça e Segurança Pública para a cadeira antes ocupada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

Com que roupa?

Engana-se, porém, quem precipitadamente decreta a aposentadoria política do ex-governador. Aos cinquenta e tantos anos, a perspicaz “sucuri do Maranhão” promete avançar com o projeto de chegar à presidência da República, atraindo os holofotes para o judiciário durante o processo de reeleição de Lula e considerando deixar a toga suprema às vésperas do pleito de 2030, com o objetivo de, quem sabe, suceder o petista na cadeira do Palácio do Planalto.

Naquela mesa

O principal assunto entre os políticos presentes na posse de Marcos Brandão na presidência do MDB, na noite da sexta-feira, foi a ausência de comunistas no apoteótico ato que consagrou a ascensão da família Brandão na elite política do Maranhão. Os deputados Márcio Jerry, Carlos Lula, Rodrigo Lago e Júlio Mendonça passaram longe das dependências do Multicenter Sebrae durante o evento organizado pelos políticos de Colinas. O único próximo a Dino que se fez presente foi Ricardo Cappelli, talvez em busca de garantir a permanência no conselho do Porto do Itaqui, diante da iminente exoneração do Palácio da Justiça.

Cabide

Com a exoneração a pedido de Othelino Neto da Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília, há quem defenda o retorno do número dois do Ministério da Justiça para o comando da pasta na capital federal, caso se confirme, de fato, a indicação de Dino para o STF. Seria uma forma de manter o que restou do dinismo bem longe das dependências dos Palácios dos Leões e Manuel Beckman.

Juízo Final

Um acórdão estaria sendo construído nos bastidores políticos e do judiciário maranhense para pacificar o Tribunal de Justiça e garantir o consenso para a sucessão de Paulo Velten no Palácio Clovis Beviláqua. A solução envolveria um acordo entre os desembargadores Fróz Sobrinho e Nelma Sarney, intermediado pelo ex-presidente José Sarney, que passaria pelo possível apoio do governador Carlos Brandão à candidatura a prefeito de Josivaldo JP em Imperatriz, o que poderia abrir espaço para o retorno de Edilázio Junior, genro de Nelma, à Câmara Federal.

Deixa isso pra lá

Em meio aos rumores sobre uma possível aliança entre o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e Eduardo Braide, tal qual como em 2020, o nome de Camila Braga, ex-primeira-dama da capital, é cotado como viável para ser vice da chapa de reeleição encabeçada pelo atual prefeito. O PSD, sigla que já foi de Holandinha e agora é do titular do Palácio de La Ravardière, seria o elo para a construção do outro acórdão.

Direitos iguais

Pré-candidata a prefeita de Coroatá pela federação entre PCdoB, PV e PT, a segunda suplente de Flávio Dino, Lourdinha Pereira, espera passar uma temporada no Senado Federal antes de se embrenhar de fato na corrida pela sucessão de Amovelar Filho. Nos bastidores do Congresso Nacional, circula a informação de que Ana Paula Lobato deve se licenciar do mandato, permitindo a posse da vereadora por até 120 dias.

A voz do morro

Baixadeiro, mas com passagens pelas maiores rádios do Rio de Janeiro, o jornalista e radialista João Filho, do portal G7 Maranhão, recebe o título de “Cidadão Ludovicense” em sessão solene na próxima quinta-feira (07), na Câmara de São Luís. A honraria é de iniciativa da vereadora Fátima Araújo e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da capital.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.