apoiado

Márcio Jerry defende obrigatoriedade de diploma para exercer profissão de jornalista

Deputado federal pelo Maranhão, o jornalista Márcio Jerry se posicionou neste domingo (17) favorável à PEC 206/2012, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Na semana passada, o comunossocialista recebeu uma comitiva da Federação Nacional dos Jornalistas, que se mobiliza para colocar o projeto em pauta na Câmara Federal, uma vez que o jornalismo hoje é a única profissão regulamentada do país para a qual não há requisito prévio para o exercício, por obra e arte da canetada do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, em 2009.

“Sou jornalista de formação e acredito na importância de estabelecer critérios para o exercício da profissão. Vamos levar o tema para o colégio de líderes a fim de que a PEC do Diploma volte a ser debatida na Câmara”, afirmou. A PEC já foi aprovada no Senado Federal e aguarda posicionamento dos deputados federais.

Em tempos de fake news, de inteligência artificial, da relativização da verdade e de acesso irrestrito à internet, a formação sólida em Jornalismo é mais do que necessária para garantir à sociedade o direito básico à informação relevante e de interesse público.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.