périplo

Dino começa transição rumo ao STF; posse será discreta e sem festa

Tem início nesta quarta-feira (31) a transição do ex-governador Flávio Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública ao Supremo Tribunal Federal, com um pitstop no Senado. Nos próximos 23 dias, Dino tomará assento nos três poderes da República.

Hoje é o último dia de trabalho de Dino na Esplanada dos Ministérios, onde esteve desde o primeiro dia do terceiro governo de Lula. Um dos primeiros ministros a serem confirmados no time do petista, Dino passa o bastão a Ricardo Lewandowski com a Segurança Pública sendo uma preocupação da população brasileira e sem elucidar por completo o Caso Marielle, que apura quem teria mandado executar a vereadora carioca.

Concluído o ciclo ministerial, Dino exercerá o mandato de Senador da República para o qual foi eleito em outubro de 2022. Licenciado desde 1º de fevereiro do ano passado, ele representará o Maranhão junto aos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) até o próximo dia 21. No dia seguinte, a primeira-suplente Ana Paula Lobato (PSB) assumirá o mandato em definitivo.

Por fim, em 22 de fevereiro, ocupando a vaga deixada pela ex-ministra Rosa Weber, Dino  ascenderá ao Supremo Tribunal Federal.

Já em respeito à liturgia do novo cargo, Flávio tem recusado convites para festas e recepções após a posse. A informação é do jornal O Globo.

Assim sendo, a solenidade de posse de Dino se restringirá à cerimônia realizada no plenário da Corte, com a presença de autoridades, seguida por uma fila de cumprimentos aos cerca de 400 convidados previstos.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.