Notícia

Professora avisou crianças antes do desabamento na Darcy Ribeiro; tragédia era anunciada

O desabamento do teto da escola Darcy Ribeiro, no bairro do Sacavém, na tarde desta segunda-feira, 27, deixou três pessoas feridas. A situação poderia ter sido muito pior caso não fosse percepção da professora do sexto ano.

Antes do desabamento, a professora escutou os ruídos e pediu que os alunos saíssem da sala, mesmo assim algumas crianças foram atingidas. O relato é de parte da turma que acompanhava o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um estudante e uma professora sofreram arranhões e uma aluna foi levada para o hospital Socorrão I com escoriações, e permanece em observação, mas passa bem.

Desabamento era uma tragédia anunciada

Não precisa ser especialista para perceber que a situação da escola Darcy Ribeiro é insustentável. A escola foi incendiada no ano passado, após os ataques protagonizados por facções criminosas na cidade. A unidade chegou a passar por reformas, segundo a Prefeitura de São Luís, mas que não serviu para diminuir os riscos.

Basta um olhar na volta de algumas salas para perceber as infiltrações; Após as chuvas a escola fica completamente alagada, como na tarde desta segunda-feira. Não existe telhado, apenas forro em PVC na cobertura e a estrutura já está pesada. Um novo desabamento em outras salas poderá acontecer mais cedo ou mais tarde. Na parte de fora os problemas continuam. A quadra da escola esta interditada pelo mesmo motivo, o teto do ginásio comprometido.

A presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), Elizabeth Castelo Branco, esteve no local e disse que enviou diversos avisos ao Semed, todos ignorados. Segundo levantamento do Sindeducação, pelo menos 40 unidades escolares de São Luís estão sem condições de iniciar o ano letivo 2017, por causa de problemas de infraestrutura.

Diante da situação, alguns pais que estiveram no local do acidente já avisaram que irão tirar os filhos da escola.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.