Notícia

Deputados lembram que processo de licitação do transporte público foi acompanhado pela justiça

Na sessão desta terça-feita na Assembleia um dos principais assuntos foi a licitação do transporte público da capital. Os deputados demostraram preocupação com a iniciativa dos empresários que pretendem entrar na justiça para tentar barrar o processo.

O tema foi abordado pelo deputado Othelino Neto, que disse não querer acreditar que isso possa acontecer. “Eu não posso acreditar que os donos das empresas de transporte público de São Luís tenham essa audácia de fazer essa investida contra o povo de São Luís. Eles que prestam esse péssimo serviço à população”.

O deputado elogiou a coragem do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de desafiar um sistema que a décadas é ocupado pelas mesmas pessoas que nunca conseguiram retribuir o serviço com a qualidade necessária para a população.

“Finalmente, agora, vai se resolver o problema, porque, a partir da quebra do monopólio, a partir da licitação, os novos concessionários dos serviços terão que trazer novos ônibus, terão que melhorar os serviços, terão compromissos contratuais a cumprir e esses compromissos serão exigidos pela Prefeitura de São Luís”.

Othelino lembrou que uma ação não tem sentido, já que o processo foi acompanhado por vários órgãos da justiça. “A licitação, o processo licitatório passou pelo Ministério Público, passou pelo Poder judiciário, passou pelo tribunal de Contas do Estado, passou por várias instituições de controle, por audiências públicas e está sendo um processo transparente’’.

O deputado Sérgio Frota disse que quem estiver descontente com as exigências necessárias para obter a concessão, que não participe da concorrência.

“Se não é interessante para eles o preço que está aí, não participe da concorrência. Eu acho, como disse o Deputado Edivaldo, houve acompanhamento por parte do Ministério Público, houve acompanhamento por parte da Justiça. Então não é o momento de questionar”.

Quem acompanhou preocupado a discussão foi o deputado Levi Pontes, que comparou a licitação do transporte de ônibus ao processo que aconteceu nas linhas de ferry boat.

“Eu me pergunto: depois de décadas a gente vendo a gravidade desse transporte público, quem tem coragem de ser contra uma licitação, uma licitação honesta decente. Portanto, o senhor prefeito está absolutamente correto em quebrar esses paradigmas como foi quebrado na licitação do ferry para São Luís”.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.