Joaquim Haickel: o profeta do Ibope

Conforme o profeta Joaquim Haickel assegurou, o candidato Eduardo Braide (PMN) saiu na frente na primeira pesquisa Ibope realizada no segundo turno. A divulgação dos dados na noite de hoje pela TV Mirante foi apenas um ato protocolar. Não existia qualquer tipo de expectativa, pois o resultado já era sabido por todos.

O ex-secretário de Desporto e Lazer lembrou logo mais cedo que as pesquisas realizadas pelo Ibope sempre colocarão Braide em primeiro lugar. “Não precisa ter resultado das pesquisas no Maranhão para saber o que elas vão dar, basta saber quem são as empresas e quem elas estão ligadas”. Por isso, pouca importância se deu aos dados do instituto famoso por cometer equívocos históricos.

Ligado ao grupo Sarney, o Ibope em 2006 nas eleições estaduais decretava a vitória de Roseana Sarney, mas o vitorioso foi Jackson Lago. Em 2014, o mesmo instituto disse que iria ter segundo turno na disputa entre Flávio Dino (PCdoB) e Lobão Filho (PMDB) e as urnas deram mais de 60% dos votos ao comunista.

Como bem adiantou Haickel, o Ibope induz os eleitores e manipula os números, por isso, Braide na frente é algo natural e não muda o curso da campanha. O candidato do PMN não deve comemorar e Edivaldo não tem porque lamentar.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.