Notícia

Maranhenses promovem ações de recuperação de áreas degradadas no Delta do Parnaíba

Em suas andanças pelas ilhas do Delta do Parnaíba (das Américas), Francisco das Chagas Rodrigues, morador do município de Água Doce, constatou nos manguezais da reserva extrativista grandes extensões de terras nuas, sem vegetação. Convocou então um grupo de mulheres cadastradas no programa Bolsa Verde, do Ministério do Meio Ambiente, para uma ação de recuperação das áreas degradas às margens do igarapé do Galego, próximo às ilhas Canárias, em Araioses (MA).

A primeira etapa da ação aconteceu no dia 21 de março e envolveu 50 pessoas da comunidade da reserva extrativista Marinha do Delta, entre os estados do Maranhão e Piauí Foram plantadas 1,5 mil mudas de mangue manso, siriba e vermelho. A atividade contou com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, organizações não governamentais, Comissão Ilha Ativa e Rare, e Universidade Federal do Piauí.

As plantações de arroz e as salinas são agentes do desmatamento do mangue. Cerca de 3 mil famílias vivem da pesca artesanal de cata do caranguejo na Resex.

O Bolsa verde é um programa de inserção produtiva das famílias na resex, melhorando a renda e comprometendo as pessoas com a sustentabilidade do meio-ambiente. O programa concede R$ 300, de três em três meses, a famílias em situação de extrema pobreza que desenvolvam atividades de conservação de recursos naturais no meio rural. Para poder ter acesso ao Programa, a renda per capita familiar deve ser de até R$ 85.

O delta é formado por 90 ilhas, um ecossistema d relevância ambiental dado sua complexa diversidade biológica e genética, com manguezais, restingas, caatinga litorânea, dunas, canaubais, praias e lagoas. Sua fauna marinha é das mais significativas do planeta. Abriga a Área de Proteção Ambiental (APA) com 307,5 mil hectares, criada desde 1996, Foz do Rio Preguiças/Pequenos Lençóis e a Região Lagunar Adjacente; no litoral dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí; A Resex, criada no ano 2000, com 27 mil hectares.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.