Notícia

O sucesso da cultura popular no arraial da Maria Aragão

Apesar de todas as grandes dificuldades enfrentadas pelo setor, um dos grandes acertos da gestão Edivaldo Holanda Júnior neste ano de 2016 foi a programação do arraial da Praça Maria Aragão.
O espaço já se destaca pela localização privilegiada, no centro da cidade, com acesso facilitado pelos ônibus que param bem na praça. Mas o verdadeiro diferencial, e o acerto da prefeitura de São Luís, está na programação diversificada e na política de salvaguarda de inúmeras manifestações culturais tradicionais que, em vias de extinção, encontram no arraial da Maria Aragão um espaço de divulgação, resgate e valorização adequada das suas apresentações.
Grupos de como Dança do Lelê e de bumba-meu-boi dos sotaques de costa de mão e zabumba, ambos em vias de extinção, convivem lado a lado com atrações do circuito mais comercial das festas juninas maranhenses. Mistura aprovada pelo público. As informações são de que o público da festa junina na Maria Aragão tem sido de 15 mil pessoas por dia, em média.
Só mesmo sendo muito limitado (ou mal intencionado) para querer dizer que Edivaldo, por ser evangélico, deixaria de valorizar uma das principais festas populares do Maranhão. Só sendo muito limitado para entender o São João apenas como uma festa dos mais ricos e de grandes grupos, ignorando que se trata, na verdade, de uma festa da cultura popular e tradicional do Maranhão. Salada que a gestão do atual prefeito conseguiu temperar com maestria ao montar a programação da Maria Aragão. Ponto para os envolvidos.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.