BLOCO DE NOTAS

Rapidinhas de quarta (13/12)

Mapa de Votação

Segundo os cálculos dos líderes da base governista no Senado Federal, Flávio Dino (PSB) contava com 50 votos no início da tarde desta quarta-feira. Dezoito votos ainda estão em aberto, divididos entre opositores e senadores indecisos. A pressão dos bolsonaristas nas redes sociais é intensa, com parlamentares sendo assediados e ameaçados diretamente em seus celulares pessoais e corporativos. No entanto, a expectativa dos aliados é que o atual ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula passe pelo plenário tranquilamente, sendo exilado na elite do Poder Judiciário com o apoio de 54 a 56 colegas.

Expectativa Suprema

Caso seja confirmado pelo Senado, Dino pretende permanecer no Palácio da Justiça até a véspera da posse no Supremo Tribunal Federal em fevereiro do próximo ano. Ricardo Lewandowski é cotado para sucedê-lo no Ministério da Justiça, e em caso de reformulação na Esplanada dos Ministérios, Ricardo Cappelli, atualmente, seria o preferido para assumir um Ministério da Segurança Pública desmembrado.

Passado que Condena

Cappelli, aliás, é unanimidade entre os petistas nos bastidores do Palácio do Planalto. Nas últimas semanas, os “companheiros” resgataram até vídeos antigos dele fazendo referências à prisão de Lula e à possível aposentadoria do atual presidente da República na época da Operação Lava Jato.

Unanimidade Burra

Embora Dino repita a todo momento que contou com o apoio unânime de toda a bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional, os deputados Josivaldo JP, Silvio Antônio e Mariana Carvalho não subscreveram o manifesto divulgado por parlamentares maranhenses em apoio ao ex-governador do estado.

Céu de Brigadeiro

O governador Carlos Brandão divulgou uma selfie em apoio a Dino na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Em clima de descontração, Dino cumprimentou e fez elogios públicos à atuação do sucessor à frente do Palácio dos Leões, num ambiente que nem de longe lembra o mesmo período do ano passado. Há quase um ano, Dino ameaçava romper com Brandão nos bastidores da live em que anunciaria Diego Galdino, contrariado com o apoio do governo ao nome de Iracema Vale para presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.