Contradição

Brandão nega que há desabrigados por inundações, mas é desmentido pela Mirante

O Governador Carlos Brandão manifestou-se na noite desta quinta-feira (9) sobre as notícias veiculadas na mídia nacional, que apontam 30 municípios em estado de emergência devido a inundações no Maranhão. Os dados foram inicialmente divulgados pela Agência Brasil e replicados por veículos como o UOL.

No texto, ele afirma que as imagens usadas pela mídia para abordar o tema seriam, na verdade, do ano passado. Citando a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão, ele afirmou que “todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas”. A situação, no entanto, diverge do que a imprensa apurou.

Com repórter no local entrevistando moradores e autoridades municipais, uma matéria exibida pela TV Mirante mostrou a situação em uma das cidades afetadas, Barreirinhas. 150 deixaram suas casas lá e 15 bairros ainda são afetados.

Segundo informações da Defesa Civil do Maranhão, transmitidas pela emissora, há 1.031 famílias desabrigadas, 2.909 desalojadas e um óbito em decorrência das chuvas em todo o estado.

Qual sua opinião?