caminhos

Brandão pede apoio a Duarte, mas encomenda pesquisa antes de definição

O governador Carlos Brandão (PSB) se reuniu com líderes das siglas partidárias que orbitam o Palácio dos Leões nesta segunda-feira (18). No encontro, ele confirmou que assumirá o comando estadual do ninho socialista e que, por conta disso, não terá como apoiar outra candidatura em São Luís que não a do deputado federal Duarte Júnior (PSB).

A pré-candidatura do ex-Procon conta com as bençãos da executiva nacional, a mesma que irá chancelar a ascensão de Brandão com a ida de Flávio Dino ao STF e a queda de poder de Bira do Pindaré, atualmente no controle do diretório estadual.

Representantes de PSB, MDB, PP, União Brasil, Podemos, PRD, PT, PV, PCdoB, PSDB, Cidadania, Solidariedade e Avante estiveram presentes. Dois destes não confirmaram anuência à decisão do governador. O MDB aguardará o anúncio oficial de Brandão, que deve vir somente após ele assumir o PSB, e a pesquisa que pretende fazer antes de bater o martelo.

Já o União Brasil aguardará posicionamento do deputado estadual Neto Evangelista sobre a questão. Ele tem pré-candidatura posta na capital maranhense, referendada pelas executivas regional e nacional do partido, e terá prioridade para a corrida ao La Ravardière.

Não é apenas o motivo partidário que leva Brandão ao palanque de Duarte. O governador, que deve tentar o Senado Federal em 2026, teme as pretensões eleitorais futuras do prefeito Eduardo Braide (PSD), que pode se viabilizar como candidato ao Palácio dos Leões em caso de sucesso nas urnas no projeto de reeleição.

A qualitativa a ser encomendada por Brandão sacramentará a posição do governador pela candidatura única ou múltipla em seu grupo.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.