cadeira vitalícia

Começa a disputa pela vaga de ‘Macaxeira’ no TCE

Com a aposentadoria se aproximando, o conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão, Washington Oliveira, vê com ansiedade os movimentos de políticos e advogados próximos ao governador Carlos Brandão para ocupar sua cadeira na corte de contas do estado.

Aos 74 anos, o ex-vice-governador do Maranhão, ‘Macaxeira’, como é conhecido por correligionários do Partido dos Trabalhadores, admite antecipar a aposentadoria, prevista para dezembro deste ano, desde que não seja excluído do debate sobre o sucessor no antigo “Palácio Governadora Roseana Sarney”.

Nos corredores, gabinetes e salas de espera do Palácio dos Leões, há quem afirme que o conselheiro deve se reunir com Brandão assim que este voltar de férias. Alguns chegam a apontar, precipitadamente, Washington como o próximo titular da Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal (SeriDF).

Fato é que a vaga aberta com a aposentadoria de Macaxeira já mobiliza postulantes nos poderes legislativo e executivo.

Na Assembleia Legislativa, deputados estaduais argumentam que a vaga pertence à casa, devendo ser ocupada por um parlamentar. Dois se colocam na disputa: Zé Inácio e Andréa Rezende. Ocupando a suplência de Ana do Gás, Inácio vê na indicação a chance de encontrar abrigo político nos próximos anos. A esposa de Stênio Rezende é estimulada por aliados e familiares a pleitear o espaço.

No entorno de Carlos Brandão, advogados também se movimentam pela cadeira de Macaxeira. O mais eminente é Raul Cancian Michel, atual secretário de Transparência do Maranhão, que goza da confiança do governador, com a prerrogativa de ser auditor de contas do tribunal.

Embora negue publicamente, outro que vê o TCE como “boia de salvação” é o vice-governador Felipe Camarão, que, aliás, repete a trajetória do companheiro Washington, tanto no que diz respeito à filiação no PT quanto na necessidade de desobstruir a linha sucessória para possibilitar a ascensão de personagens com envergadura política para o lugar de Brandão em 2026.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.