Lula confirma Dino no STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira (27) a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal. O anúncio foi feito através de nota oficial e publicado nas redes sociais do petista. Agora, o nome do ainda ministro da Justiça e Segurança Pública deverá ser aprovado pelo Senado para, então, ser efetivado na vaga deixada por Rosa Weber.
Confirmada a ida para o STF, Dino deverá renunciar ao mandato de senador ao qual foi eleito no ano passado. Com isso, Ana Paula Lobato (PSB) se torna Senadora da República efetivamente. Ela exerce o mandato na condição de suplente desde o dia 1º de fevereiro.
Outra implicação com a saída de Dino da Esplanada petista deve ser o desmembramento da estrutura atual da pasta por ele chefiada, recriando o Ministério da Segurança Pública.
Localmente, o cenário político sofrerá movimentações profundas na divisão do espólio dinista. Sem mandato e limitado pela atuação estritamente jurídica do Supremo, Dino não conseguirá fazer política.
A expectativa é que o Senado Federal aprecie o nome de Flávio Dino ainda este ano, antes do recesso que se inicia em 23 de dezembro.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou, nesta segunda-feira, 27 de novembro, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da… pic.twitter.com/RLN4ZE1UTU
— Lula (@LulaOficial) November 27, 2023
Comentários estão desativados