Conselho de Estatística não reconhece empresa Três Pesquisas
O Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5) divulgou nesta segunda-feira (20) uma nota de repúdio contra a empresa Três Pesquisas, responsável pela divulgação de uma pesquisa sobre as eleições municipais do ano que vem em São Luís. A entidade que abrange os estados do Nordeste e faz parte de um conselho federal foi criada em 1965, junto com a lei que regula a profissão de Estatístico, atuando na fiscalização do correto exercício da atividade em todo o país.
O Conre-5 afirmou que “a pesquisa de intenção de votos “realizada” na cidade de São Luís/MA, divulgada pela TV Difusora e replicada por alguns veículos de comunicação, não possui qualquer vínculo com este Conselho”.
Segundo o Conselho, a empresa Três Pesquisas não possui estatísticos e nenhum registro profissional junto à entidade.
“Alertamos que é suma importância para a segurança e credibilidade dessas pesquisas que tais empresas tenham um profissional de estatística devidamente registrado em seu conselho de classe”, completa o Conre-5, afirmando que atuará de forma rigorosa no ano eleitoral para coibir a realização e divulgação de pesquisas irregulares.
Confira a nota na íntegra:
Comentários estão desativados